Sessão Nostalgia: Cambalacho

Relembrando uma antiga Sessão Nostalgia, hoje a novela homenageada é uma comédia super divertida e que, acima de tudo, deixou enormes saudades. E revelou um nato talento de Regina Casé, que arrasava com uma aspirante à cantora. Essa novela foi um verdadeiro CAMBALACHO!

Cambalacho foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo em 1986. Foi apresentada em 179 capítulos e foi escrita por Sílvio de Abreu. Os diretores foram Jorge Fernando e Del Rangel.

SINOPSE

Andréa planeja um crime perfeito para eliminar seu marido, Antero Souza e Silva, e ficar com sua herança. Só que o testamento remete a fortuna para Leonarda Furtado, a Naná, suposta filha desaparecida de Antero e que vive aplicando cambalachos para sobreviver ao lado de Jerônimo Machado, o Jejê. Para aliviar a culpa que sente por ser trapaceira, Naná leva para sua casa crianças que recolhe nas ruas de São Paulo.

Andréa sentindo-se perdida, constitui seu advogado, o homem que ama, Dr. Rogério, marido de sua irmã Amanda. Amanda, também advogada, por sua vez, sentindo-se traída, coloca-se à disposição de Naná defendendo-a contra todos, principalmente do marido e da irmã.

Mas a história tem uma reviravolta com a chegada de Daniela, suposta filha de Naná que morava no exterior e a mãe não via desde pequena. Acompanhados de Daniela chegam Armandinho e João Pedro, dois vigaristas que se fazem passar por nobres franceses.

E ainda há a pretensiosa Tina Pepper, fã da cantora Tina Turner, que usa uma peruca a imitando. Ela é filha de Lili Bolero, que passa o tempo todo queixando-se da carreira de cantora que teria lhe sido roubada por Ângela Maria.

Fernanda Montenegro - Naná (Leonarda Furtado) Gianfrancesco Guarnieri - Jejê (Jerônimo Machado) Natália do Valle - Andréa Pereira Suzana Vieira - Amanda Pereira Guerreiro Cláudio Marzo - Rogério Guerreiro Edson Celulari - Thiago Souza e Silva Débora Bloch - Ana Machadão (Ana Lúcia Machado) Regina Casé - Tina Pepper (Albertina Pimenta) e grande elenco

Exibida entre 10 de março e 4 de outubro de 1986 em 179 capítulos. A exibição da telenovela popularizou o termo "cambalacho" como sinônimo de golpe, logro, trambique. As primeiras chamadas aguçavam o telespectador, indagando-os com a pergunta: "Cambalacho... Você sabe o que é Cambalacho?" Cambalacho foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 8 de julho e 13 de dezembro de 1991, em 115 capítulos, as 13h30, com grande sucesso, atingindo a excelente média de 37 pontos no horário. A vilã da história, Andréia, personagem de Natália do Valle, ficou marcada pela sua canção-tema, Perigosa. E era perigosa mesmo, pois tramava contra a irmã, tinha um caso com o cunhado, explodiu uma lancha com o marido velhote dentro, e ainda conseguiu jogar a culpa em sua rival, Naná Fernanda Montenegro. Em 2000, numa eleição do Vídeo Show para a pior vilã da televisão, Andréia superou Odete Roitman, de Vale Tudo e Maria Altiva, de A Indomada, provando o quanto a personagem marcou os telespectadores e a carreira de Natália do Vale. Mas, certamente, Andréia não é a maior vilã de todos os tempos. Nos anos 2000, megeras como Bia Falcão (Fernanda Montenegro em Belíssima) e Flora (Patrícia Pillar em A Favorita) superaram em todos os aspectos na repercussão nacional. Quem também marcou a novela foi Regina Casé, com sua hilária Tina Pepper (na verdade, Albertina Pimenta) e seu bordão "Detesto pobre!". A personagem chegou a gravar uma canção, lançada no programa "Cassino do Chacrinha", contando com a participação especial deste na telenovela. O hit de Tina, Você me Incendeia, chegou a ganhar um clipe no último capítulo da trama.

A letra da música:

Te quiero, te quiero Te quiero demás! Me gusta tu cuerpo Me gusta demás!

Você me incendeia Seu corpo serpenteia E me deixa lou, lou, louca Com água na boca

Não, não, não, não faz assim! Foi, foi, foi, foi longe demais!

A mãe de Tina, Lili Bolero, também foi outro grande destaque da telenovela. Consuelo Leandro ficou marcada pela personagem e chegou a confessar, anos depois, que odiava fazer novela. Mesmo assim, o sucesso da personagem foi tanto que Ângela Maria, a cantora que Lili odiava por julgá-la responsável pelo seu fracasso com cantora, apareceu em uma participação especial na trama. Evandro Mesquita participou da novela, cantando ao lado de Tina Pepper. Cláudia Raia, Monique Evans e Luiza Brunet deram vida a mulheres que atormentavam os sonhos de Wanderley, personagem de Roberto Bonfim, perseguido pelo ciúmes da mulher. E até o autor da trama, Sílvio de Abreu , deu o ar da graça, vivendo o padre que celebra o casamento de Naná (Fernanda Montenegro) e Jejê (Gianfrancesco Guarnieri).

A abertura, cantada por Walter Queiroz, se destacou pelo término, ao mostrar um aquário se quebrando, dando o ar da graça para a logomarca da novela.

PERGUNTA INTELIGENTE

Verdadeiro ou Falso? A cantora Ângela Maria fez uma participação especial na novela, como ela mesma.

Comente sobre o grande sucesso CAMBALACHO!

0 comentários: