Sessão Nostalgia: XICA DA SILVA

Exibida de 17 de Setembro de 1996 a 11 de Agosto de 1997, pela Rede Manchete, no horário das 21h30. Com 231 capítulos.

Baseada no romance Xica Que Manda de Agripa Vasconcellos. Escrita por Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo de Adamo Angel). Com a colaboração de José de Carvalho.

Direção de Wálter Avancini, Jacques Lagoa, João Camargo, J. Alcântara e Lizâneas Azevedo. Com direção geral de Wálter Avancini.

Esta novela trouxe a Rede Manchete de volta ao terceiro lugar no ranking da televisão, fazendo com que a emissora recobrasse seu prestígio depois de anos de crise (que iniciou logo após "Pantanal"). Mais uma vez a arma utilizada foi o erotismo e a forte retratação histórica. Para tanto, a emissora investiu em torno de 6 milhões de dólares. Uma cidade cenográfica foi construída em Maricá, onde foi reconstituída a cidade do Arraial do Tijuco. Várias cenas foram gravadas em Minas Gerais, mostrando a natureza de rara beleza da região da Chapada Diamantina. A novela também teve locações em Portugal, onde as cenas do último capítulo foram gravadas no Palácio Pombal.

A escolha da protagonista foi um problema encontrado por Wálter Avancini e sua equipe. Depois de uma rigorosa seleção por todo o país, o diretor descobriu que sua Xica da Silva estava ali pertinho dele o tempo todo. Tratava-se de Taís Araújo, que terminava as gravações de "Tocaia Grande" (a novela anterior), onde vivia a personagem Bernarda. Mesmo muito nova para o papel (a moça tinhas 17 anos, enquanto a personagem tinha por volta de 25), Taís surpreendeu mostrando-se talentosa. No papel de sua mãe estava Zezé Motta - que eternizou a personagem no cinema, no filme de Cacá Diegues. Um dos fortes momentos da novela acontece quando Maria (Zezé Motta), mãe de Xica (Taís Araújo), é morta, tendo seus braços e pernas amarrados a quatro cavalos, que assustados por um tiro, correm em direções contrárias, esquartejando o corpo da negra em plena praça púlbica. Além dessa, as cenas que envolviam as bruxarias de Benvinda (Míriam Pires) e Violante (Drica Moraes) também não economizaram em tecnologia e realismo.

As cenas de nudez ganharam desatque na trama. Adriane Galisteu foi quem mais apareceu nessa condição. Por sua vez, a protagonista Taís Araújo, não tinha idade para aparecer nua. A atriz era menor, e quando teve sua maioridade alcançada houve uma grande comemoração nos estúdios da novela. Tanto que, uma semana depois de seu aniversário e depois de mais de 50 capítulos de espera, a atriz apareceu nua no capítulo do dia 2 de dezembro de 1996. O assunto, inclusive, foi capa da Revista Manchete.

Vários foram os destaques do elenco. Além de Taís Araújo, revelada nessa novela, destacou-se também Drica Moraes, ao interpretar a vilã Violante. A novela teve participações especiais, como da atriz pornô italiana Cicciolina (Ilona Staller), e dos cantores Eduardo Dusek e Kiko Zambianchi. O ator Alexandre Lipiani, que interpretava o Padre Eurico morreu em um acidente antes do fim da novela.

Oito anos depois de a novela ser exibida, ela foi reprisada pelo SBT, no horário das 21h30, com 203 capítulos. Novamente, a novela fez sucesso, e alcançou grande êxito. Curiosamente, o autor Walcyr Carrasco, pertencia à esta mesma emissora, na época em que utilizou o pseudônimo de Adamo Angel para escrever a trama.

Sinopse

Xica da Silva - a escrava que virou rainha em pleno século XVIII. Atrevida e muito inteligente, Xica conquistou o marido rico, deixou de ser escrava e escandalizou a sociedade hipócrita de sua época, movida pela cobiça do diamante.

No Brasil daquela época, o homem mais importante é o Comendador Felisberto Caldeira D'Abrantes, encarregado pelo Rei do manejo das minas de diamantes do Arraial do Tijuco. Quando o Comendador decide vender sua escrava Maria, junto com sua filha, Xica, a um bordel, a jovem se vinga roubando-lhe toda sua fortuna em diamantes guardada num baú. O plano, executado por Xica com a cumplicidade do negro Quiloa, apaixonado pela escrava, arruina seus senhores que são enviados à prisão em Portugal. Com a fortuna em mãos e, para não levantar suspeitas, Xica e Quiloa decidem esconder a caixa recheada de diamantes dabaixo da terra, para que, mais tarde, tivessem dinheiro suficiente para comprar suas cartas de alforria.

Com a desgraça da família do Conmendador, Quiloa foge para um quilombo, enquanto Xica é vendida para o Sargento-Mor Tomaz Cabral, que a viola. Sua nova ama é a histérica Violante, filha de Cabral. Na casa do sargento-mor, Xica conhece o novo Contratador da região, João Fernandes de Oliveira. Prometido a casar-se com Violante, o moço se encanta ao ver a escrava e resolve comprá-la. Não querendo desagradar o Contratador, Cabral vende a negra.

A escrava é enviada ao Contratador, mas se nega a dormir com ele. Isso aguça ainda mais a paixão do rapaz. João, comovido pela beleza de Xica, decide esperar que que ela mesma o procure. Depois de sua primeira noite de amor, e de muito brigar com Violante, o Contratador rompe o compromisso com sua noiva e resolve admitir sua paixão pela escrava em público. Esperta e decidida, Xica, desalforriada, se mune dos maiores luxos possíveis, com direito a um mar dentro de sua fazenda com um navio, além de possuir sete mucamas.

Xica da Silva transforma-se numa verdadeira rainha, sempre esnobando a nobreza que antes a chicoteoava. Apaixonada pelo marido, ela está disposta a defender sua relação com unhas e dentes, batendo de frente com Violante, que a inferniza constantemente, demonstrando seu amor doentio pelo contratador. Acusada de bruxaria, por armação de Violante, Xica é presa e julgada à fogueira pela Igreja. Para libertar Xica, o Contratador casa-se com Violante, que, influente, retira as acusações, libertando a ex-escrava. João Fernandes e Violante viajam para Portugal, separando assim o Contratador de sua amada. Os dois se casam, mas logo após a cerimônia, João Fernandes abandona Violante em seu castelo e vem rever Xica no Brasil.

Elenco

Taís Araújo/ Victor Wagner/ Drica Moraes/ Murilo Rosa/ Carla Regina/ Guilherme Piva/ Altair Lima/ Carlos Alberto/ Fernando Eiras/ Eduardo Dusek/ Giovanna Antonelli/ Teresa Sequerra/ Zezé Motta/ Eliane Guttman/ Míriam Pires/ Alexandre Lipani/ Sérgio Britto/ Maurício Gonçalves/ Adriane Galisteu/ Andréa Avancini/ Charles Möeller/ Jayme Periard/ Rita Ribeiro/ Rosa Castro André/ Anabela Teixeira/ Déo Garcez, Edson Montenegro/ Lucimara Martins/ Mário Cardoso/ Dalton Vigh/ José Steinberg/ Lua Grimaldi/ Aléxia Deschamps/ Maria Clara/ Sérgio Viotti/ Fernando Vieira/ Gonçalo Diniz/ Haroldo de Oliveira/ Ingrid Fridman/ Joana Limaverda/ Matheus Petinatti/ Reynaldo Gonzaga/ Sérgio Frontas/ André Felippe Di Mauro/ Antônio Marques/ Lecy Brandão/ Lídia Franco/ Maria Alves/ Nill Marcondes/ Romeu Evaristo/ Iléia Ferraz/ Luciano Rabelo/ Ludmila Dayer/ Lui Mendes/ Alexandre Moreno/ Marcos Breda/ Sílvia Buarque/ Walney Costa/ Ana Cecília/ Zózimo Badul/ Léa Garcia/ Kiko Zambianchi/ Glória Portela/ Lourdes Mayer/ Octávio Vitorense/ Renata Oliveira/ Carla Tausz/ Khristel Vyancco/ Paulo César Grande/ Marjorie Andrade/ Paulo Reis/ Cláudia Borioni/ Ademir Zanyor/ Érica Marques/ Ney Padilha/ Thalma de Freitas/ Ilona Staller/ Dona Zica

Abertura

0 comentários: