Surpresa!!!

Que Ana Raio e Zé Trovão que nada. A arma secreta do SBT surpreendeu. Literalmente! Dona Beija está mesmo de volta, e não é nenhum sonho fictício! A surpresa foi revelada após Revelação, na noite desta segunda-feira. É mais uma trama da Manchete à tentativa de fazer o maior sucesso na emissora de Sílvio Santos. E cogitava-se, por muito tempo, um remake de Dona Beija. Será que ainda rola?

Dona Beija foi uma telenovela produzida e exibida pelo finado canal, em 1986, quando o mesmo tinha apenas três anos de vida, e muita competência suficiente para produzir esta perfeita dramatização, que gerou um grande sucesso da teledramaturgia nacional. Escrita por Wilson Aguiar Filho, já falecido, a obra contou com singelos 89 capítulos, porém, justos para contemplar uma memorável história de época.
A trama era protagonizada por Maitê Proença (que acaba de sair de Três Irmãs, novela encerrada ontem, em plena sexta-feira Santa, com 26 pontos de média), na pele de Ana Jacinta de São José, vulga Dona Beija, na histórica cidade mineira de Araxá. Passando por poucas e boas em sua bela história, seu grande momento (como o da novela), foi sua polêmica nudez, praticada à montagem de um cavalo.
A novela tinha no elenco outro grande protagonista. Armando Sampaio, interpretado por Gracindo Júnior, apaixonado por Beija. O amor, porém, sempre foi impedido pelas maldades de Mota (Carlos Alberto), que chegou à sequestrá-la. O elenco ainda era completado por nomes de grande peso dramatúrgico, como Bia Seidl, Sérgio Britto, Mayara Magri, Sérgio Mamberti, Monah Delacy, Antônio Pitanga, Tarcísio Filho, Edwin Luisi, e muitos outros.
Uma intensa curiosidade. Maitê Proença fez de sua Dona Beija, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de fevereiro de 1987.Quer mais? Sua estreia original foi em 7 de abril de 1986. Ao segundo capítulo da nova reprise, 23 anos de estreia eram celebrados! A reprise de Dona Beija, por mais surpreendente que fosse, ainda não encantou nos números e em sua qualidade. A imagem, originada da TV Manchete, é distorcida em alguns momentos, o que gera insatisfação do público.O primeiro capítulo obteve 4 pontos de média, ao mesmo tempo que Revelação, no ar às 21h45, conseguiu míseros 2 pontos. Para tanto, o SBT voltou com a tática de exibir a novela de Íris Abravanel após o imediato final de Caminho das Índias, da Globo.Depois, Dona Beija entrou mansamente na casa dos 5 pontos, mas caiu para três, anteontem. E isso é só o começo de mais uma bem sucedida reprise mancheteira. Ou de um primeiro fracasso.
Dona Beija e sua reprise, prontamente, já gerou revolta entre os atores que fizeram a trama.Gracindo Jr., por exemplo, intérprete do protagonista Antônio Sampaio, diz ter ficado surpreso com a reexibição. O ator afirma que ele e seus colegas de equipe não foram comunicados pelo SBT sobre a possibilidade da trama ser exibida no canal. Ao saber que o folhetim já estava no ar, Gracindo acionou imediatamente seu advogado.
O ator, que acompanhou de longe a briga do autor Benedito Ruy Barbosa e de alguns atores de Pantanal - eles brigaram na Justiça contra a reprise da trama pelo SBT, ocorrida no ano passado -, garante que não aceitará um simples acordo. Ele alega ter assinado autorização para que a trama fosse reprisada na TV Manchete, não por outra emissora.“Há 23 anos, fechei contrato com a Manchete para fazer essa novela e não com o SBT. Portanto, não aceitarei receber um cachê por reexibição. Precisamos renegociar o uso de imagem. O que fizeram com o elenco de Pantanal foi uma piada”.No desfecho da outra briga, Benedito Ruy Barbosa venceu judicialmente, e deverá ganhar uma indenização do SBT.
Entre brigas e vindas, o telespectador tem a oportunidade de acompanhar, e rever, mais uma bela obra da Manchete, cujas saudades são evidentes, cada vez mais. Dona Beija virou o novo exemplo. Sorte, Sílvio Santos!

0 comentários: