Mara Manzan enfrenta metástase com garra e volta à Caminho das Índias

"Continuo na batalha". É assim que Mara Manzan define sua garra para enfrentar o câncer que ela achava ter vencido, ano passado, quando se submeteu a uma cirurgia para retirada de um nódulo no pulmão. Mas, há 27 dias, a atriz parou de gravar "Caminho das Índias", porque descobriu que nunca tinha deixado de ter a doença e que está com metástase.
— Está na coluna, na sexta e sétima vértebras, com reflexo na terceira e na quarta. E aí começou meu pesadelo. Achar que está curada e descobrir que não está, que o bichinho está andando dentro de você, é pesado — diz Mara, de 56 anos, que volta a gravar a novela essa semana.
A atriz descobriu o avanço da doença quando foi ao Hospital Sirio Libanês, em São Paulo, para uma nova sessão de quimioterapia.
— Meu médico achou que eu estava com cara de dor e me internou para outros exames. Ele sempre soube que a operação não tinha sido um sucesso. E, de comum acordo com minha filha e outros pneumologistas, estava tentando com a quimio regredir o nódulo. Eles me diziam que o tratamento era preventivo.
Mesmo tomando vários remédios, inclusive à base de morfina, que a deixam mais lenta — "Estou numa fase Woodstock" —, Mara não perdeu o bom humor:
— Para quem tem câncer, uma metástase, estou ótima. Sou uma pessoa acostumada com a felicidade. Só vou ficar triste se Deus resolver me dar uma sacaneada, me colocando numa cama com as pessoas trocando minha fralda.
Ashima está de volta:
Mesmo enfrentando uma barra, com sessões agora de radioterapia, Mara Manzan consegue fazer graça. E, apesar de estar na luta pela vida, a atriz já avisa o que as pessoas devem fazer quando ela morrer.
— Quero ser cremada, mas não quero minhas cinzas jogadas em São Lourenço. Quero que as espalhem lá da Torre Eiffel, em Paris. Vou fazer uma lista de dez amigos convidados para a ocasião. Um deles vai assoprar as cinzas com cuidado para não engolir e soltar no rio Senna — diz Mara.
A atriz ainda completa:
— Não quero tristeza, porque não sou uma mulher que vive triste. As pessoas dizem: "Você tem mania de falar da morte". Mas vou falar do quê? Da loteria que não jogo?
Mesmo neste turbilhão, Mara tem um alento: além de descobrir que será avó pela terceira vez, volta a gravar como Ashima, em "Caminho das Índias", a partir de quarta-feira.
— Estou louca para ter minha vida de volta — diz ela, que terá uma volta triunfal na novela: — Vão fazer uma recepção para Ashima, que retorna da Índia trazendo tecidos para a loja, que ela vai expandir, e fotos de indianas para ver se convence o filho a se casar.

0 comentários: