Sessão Nostalgia: PARAÍSO

Sessão Nostalgia: PARAÍSO

Exibida de 23 de Agosto de 1982 a 26 de Março de 1983, no horário das 19h, pela Rede Globo. Com 187 capítulos.

Novela de Benedito Ruy Barbosa.

Direção de Gonzag Blota e Ary Coslov. Com direção geral de Gonzaga Blota.

Com "Paraíso", Benedito Ruy Barbosa confirmava suas características rurais, e no melhor estilo caipira, garantia mais um sucesso. Com uma história simples, mas muito cativante, Benedito conseguiu prender o telespectador até o último capítulo, abusando de ganchos e entrechos que despertavam a curiosidade pela Geraldo e Maria Rosatrama.

Um desses entrechos, foi a história do velho Coronel Eleotério (Cláudio Corrêa e Castro), um homem que todos diziam ter feito um pacto com o diabo, e por isso, possuia uma garrafa com o diabo dentro. Como em toda cidade pequena, a história se espalhou, tanto que o filho do Coronel, o jovem Zé Eleotério (Kadu Moliterno), recebia o nome de "Filho do Diabo", por todos os moradores da fictícia Paraíso. Eles ainda acreditavam que o diferente apetrecho de Eleotério, lhe conferiam poderes fantásticos.

Como sempre, Benedito abusou das belas paisagens, das histórias matreiras, e dos personagens títpicos de uma trama rural. Muito verde, e o sotaque carregado, estavam presentes em todas as cenas. Mas, para quebrar, pelo menos um pouco, este clima caipira da novela, o protagonista, vivido por Kadu Moliterno, possuía uma moto, além de a trama também ter alguns personagens vindos da 'cidades grande'.

Muitos foram os destaques de "Paraíso", a começar pelo próprio Eleotério, que com a sua garrafinha, despertou a curiosidade do público pela trama, e certamente, foi um dos principais responsáveis pelo sucesso dessa novela. SimAntero, Maria Rita e Marianaone Carvalho, mais uma vez se destacava numa trama de Benedito Ruy Barbosa - ela já havia roubado a cena como a Belinha de "Cabocla" -, interpretando a deslumbrada Aninha, uma caipira que enlouquecia com as novidades trazidas da cidade grande por seus dois pretendentes, Ricardo (Caíque Ferreira) e Otávio (Mário Cardoso). Os dois disputavam o coração da bela jovem, e para satisfazê-la, a cubria de mimos.

Eloísa Mafalda, mais uma vez encantava vivendo uma beata fanática, papel que ela repetiria ainda como a Pombinha de "Roque Santeiro" e a Gioconda de "Pedra Sobre Pedra". Mariana (Eloísa Mafalda) chamava Zé Eleotério de filho do demônio, mas foi ela quem infernizou a vida de sua filha Santinha (Cristina Mullins), insistindo com a falsa vocação religiosa da filha.

Outro fator que muito contribui para o bom desempenho da novela, foi o casal de protagonistas, Zé Eleotério e Santinha, que conseguiu convencer o público, que torcia, para que o amor dos dois desse certo. Aliás, talvez, esse tenha sido o melhor papel de Cristina Mullins em novelas.

A fictícia Paraíso, utilizava cenas da cidade de Vassouras, para suas locações, assim como as fazendas de Eleotério e Antero (Jofre Soares). Já as imagens dos peões conduzindo a boiada, comum em qualquer trama rural, foram gravadas na fazenda Indiana, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A novela contou ainda com a participação do cantor Sérgio Reis, que iniciaria aqui uma parceria com Benedito Ruy Barbosa, que se repetiria ainda em "Pantanal" e "O Rei do Gado". Foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, no período de 07 de abril a 10 de outubro de 1986.

Sinopse

Santinha e Zé EleotérioNa pequena cidade de Paraíso, o incrível caso de amor entre Zé Eleotério (Kadu Moliterno) e Maria Rita (Cristina Mullins). Ele, conhecido como "Filho do Diabo", devido ao pacto que seu pai, o velho Eleotério (Cláudio Corrêa e Castro), fez quando ele nasceu, como reza a lenda local. E ela, conhecida como "Santinha", por lhe atribuírem milagres quando menina.

Amor que se torna mais acirrado quando Santinha, rezando, reclusa em seu quarto, consegue o "milagre" de salvar Zé Eleotério, que estava aleijado por ter sofrido uma queda num concurso de peões de boiadeiros. Ela, em pagamento pela graça recebida, vai para o convento - realizando o grande sonho de sua mãe, a beata Mariana (Eloísa Mafalda). Ele, apaixonado e grato, rapta a futura freirinha.

Elenco

Kadu Moliterno/ Cristina Mullins/ Cláudio Corrêa e Castro/ Neuza Amaral/ Ary Fontoura/ Eloísa Mafalda/ Jofre Soares/ Zaíra Zambelli/ Roberto Bonfim/ Simone Carvalho/ Caíque Ferreira/ Mário Cardoso/ Elizângela/ Roberto Pirillo/ Sérgio Britto/ Teerza Rachel/ Sérgio Reis/ Cosme dos Santos/ Íris Nascimento/ Henriqueta Brieba/ Bia Seild/ Cláudio Corrêa e Castro/ Arthur Costa Filho/ Ruy Rezende/ Thelma Reston/ Jorge Cherques/ Manfredo Colassanti/ Fernando José/ Castro Gonzaga/ Margareth Boury/ Macedo Neto/ Nice Meirelles/ Lima Duarte.

Abertura

0 comentários: