Sessão Nostalgia: SALOMÉ

Exibida de 3 de Junho a 5 de Outubro de 1991, pela Rede Globo, no horário das 19h. Com 107 capítulos.

Novela de Sérgio Marques. Com a colaboração de Elizabeth Jhin e Márcia Prates. Baseado no romance homônimo de Menotti Del Picchia.

Direção de Herval Rossano e Marco Aurélio Bagno. Com direção geral de Herval Rossano.

"Salomé" foi uma novela diferente. Uma proposta inovadora, que apesar do sucesso obtido, não vingou. Tal como a novela "Pacto de Sangue", exibida em 1989, também às 18h e com a direçãSaloméo de herval Rossano, "Salomé" foi exibida com todos os capítulos já gravados, o que impedia que houvesse quaisquer alteração em sua trama.

Por pouco o projeto não vingou, pois o então vice-presidente da Rede Globo, José Bonifácio Sobrinho, o Boni, havia vetado o projeto proposto pelos autores, de apresentar uma novela com apenas 60 capítulos. Mas depois de muita conversa, ele acabou aceitando a nova proposta de esticar para 107, ainda menos dos 120 que ele queria. Curiosamente, cinco anos depois, em 1996, a mesma emissora viria a exibir "O Fim do Mundo", uma novela com apenas 35 capítulos.

Com uma caprichada e detalhista reconstituição da época, os anos 30 proporcionaram uma trama cheia de surpresas, com um espetáculo a cada capítulo. Com um elenco afinado, a novela marcou também pela qualidade na questão dos figurinos e caracterizações de época, que andavam sempre em sintonia.

Aliás, o projeto "Salomé" já deveria ter sido apresentado na Rede Globo, pelas mãos de Gilberto Braga, em 1978. Porém, neste período, ocorreu a transição do autor para o horário das 20h, onde ele escreveu "Dancin' Days". No lugar de "Salomé", então, foi apresentada a novela "A Sucessora", escrita por Manoel Carlos, que retratava a sociedade nos anos 20, uma década a menos que "Salomé".

Antunes e Santa

O grande destaque desta novela, foi sem dúvidas Patrícia Pillar, que protagonizada esta novela como prêmio pelo sucesso de sua personagem anterior, a Alaíde de "Rainha da Sucata". ARuggero e Bertalinhavando beleza, charme e talento, Patrícia garantiu o sucesso da trama, proporcionando possibilidades infinitas para uma Salomé inesquecível. Aliás, inesquecível também foi a polêmica "nudez" de Patrícia Pillar. Na verdade, a a polêmica não foi pela nudez, e sim pela decepção de alguns telespectadores, por não ter aparecido nada, já que ao mesmo tempo em que a personagem insinuava a dança dos véus, ela se cobria com os outros restantes.

Para a apresentação da famosa dança de Salomé, foi reproduzido os ambientes da Paris da década de 30. Mas a trama, também teve locações na famosa "cidade-luz". Alguns interiores foram gravados nos estúdios da Cinédia, no Rio de Janeiro, e também em algumas mansões da cidade histórica de Petrópolis.

A cidade cenográfica, em que foi feita um réplica da capital paulista nos anos 30, foi construída em Barra de Guaratiba, e ocupava uma área de 3.500 metros quadrados.

Mais, uma vez, a equipe do design Hans Donner caprichava, e apresentava uma abertura belíssima, baseada nas obras do pintor Gustav Klimt.

Como sempre ocorre em "novelas literárias", o romance Salomé de Menotti Del Picchia, originalmente publicado em 1970, foi relançado em 1991, alcançando grande êxito naas livrarias. Um explosivo sucesso de vendas, para um livro que não era reeditado desde 1975.

Sinopse

Duda e SaloméNa São Paulo da década de 30, Salomé (Patrícia Pillar) é uma jovem à frente de seu tempo. Ousada e rebelde, ela escandaliza a sociedade com uma dança dos véus em que fica seminua num palco em Paris. Por isso, o pai a obriga a voltar a São Paulo. Chegando aqui Salomé vai morar na fazenda Pindorama, onde conhece o jovem Duda (Petrônio Gontijo), por quem se apaixona.

A relação que Salomé mantém com o padrasto, Coronel Antunes (Carlos Alberto), é agressiva, mas ele mantém um forte desejo pela enteada. Os conflitos se aceleram quando Santa (Imara Reis), a mãe de Salomé, se apaixona por Duda, seu único e verdadeiro amor.

Elenco

Patrícia Pillar/ Petrônio Gontijo/ Imara Reis/ Carlos Alberto/ Rúbes de Falco/ Mayara Magri, Anselmo Vasconcellos/ Edwin Luisi/ Lília Cabral/ Suzy Rego/ Matheus Carrieri/ Andréia Veiga/ André Valli/ Fábio Junqueira/ Jandir Ferrari/ Abrahão Farc/ Priscila Camargo/ Elias Gleizer/ Ricardo Petráglia/ Cláudia Borioni/ Dedina Bernadelli/ Flávia Monteiro/ Tessy Calado/ Cláudia Viana/ Paulo Nigri/ Aracy Cardoso/ Suzana Faini/ Ênio Santos/ Míriam Pires/ Tânia Loureiro/ Armando Paiva/ Cândido Damn/ Naura Schneider/ Juan de Bourbon/ Guilherme Linhares/ Alcione Mazzeo/ Germano Filho/ Renata Rangel/ Martin Jaccard/ Marcelo Galdino/ Herval Rossano.

Abertura

0 comentários: