Profissão Camaleão: MURILO BENÍCIO

Dedicado, esforçado, e perfeccionista ao extremo, Murilo Benício sempre apresenta alguma coisa nova às suas atuações, apesar de seus personagens parecerem, propositalmente, uns idiotas (com o perdão da palavra). Um bom exemplo desse tipo de papel que Murilo desempenha tão bem, é o seu atual personagem, o Arthur Fortuna de "Pé na Jaca", que me faz dar gargalhadas de tão bobo e ingênuo que é. O trabalho de composição de um personagem, feito por Murilo, também é perceptível a primeira vista. Ele consegue até mascarar a voz de uma maneira que você não se recorda de outros papéis quando assiste na tv.

A carreira de Murilo Benício começou como um verdadeiro vendaval, quando em seu primeiro papel, em "Fera Ferida", o lixeiro Fabrício ganhou o coração de Isoldinha (Anna de Aguiar), e de quebra a simpatia dos telespectadores. Poucos sabem, mas a gagueira e a maneira desajeitada como o personagem agia, foi idéia do ator, que surpreendeu os autores. A partir daí, Murilo colecionou personagens diferentes autorais, e conseqüentemente, trabalhosos, como o capanga com retardo mental, Juca Cipó, do remake de "Irmãos Coragem". Aliás, para este papel, se despiu de qualquer vaidade, e serrou os dentes para dar maior veracidade ao personagem, que era bem selvagem, comprovando o perfeito trabalho de composição que eu já havia comentado.

Sobre Murilo ainda, é indispensável comentar a fama que o ator tem de namorar com as mulheres com quem trabalha em novelas. Foi assim em "Meu Bem Querer", quando ele iniciou um romance com Alessandra Negrini, que fazia seu par romântico na novela, e também em "O Clone", quando Murilo terminou um relacionamento com Carolina feraz, que já havia interpretado sua irmã em "Por Amor", para se envolver com Giovanna Antonelli, a inesquecível Jade. Em ambos relacionamentos (Alessandra e Giovanna), o ator teve um filho.

Vale destacar ainda o bobalhão Danilo de "Chocolate com Pimenta", em reprise atualmente, e seus três personagens em "O Clone" - Léo, Lucas e Diogo -, que Murilo Benício pediu à Globo para fazer, já que Fábio Assunção havia dispensado. Em determinado momento da novela, o ator chegou a interpretar ao mesmo tempo um homem de quarenta anos, e um jovem de vinte, o que não é nada fácil.

Profissão Camaleão: Murilo Benício

Fabrício - Fera Ferida (1993/GLOBO)

Juca Cipó - Irmãos Coragem (1995/GLOBO)

Bráulio Vianna/ Dráuzio - Vira Lata (1996/GLOBO)

Leonardo Barros Mota - Por Amor (1997/GLOBO)

Antônio Mourão - Meu Bem Querer (1998/GLOBO)

Cristóvão Rocha - Esplendor (2000/GLOBO)

Lucas Ferraz/ Diogo Ferraz/ Léo - O Clone (2001/GLOBO)

Danilo - Chocolate com Pimenta (2003/GLOBO)

Tião Higino - América (2005/GLOBO)

Arthur Fortuna - Pé na Jaca (2006/GLOBO)

Eduardo Gentil (Dodi) - A Favorita (2008/GLOBO)

0 comentários: