Sessão Nostalgia: MULHERES DE AREIA

Exibida de 1 de Fevereiro a 25 de Setembro de 1993, pela Rede Globo, no horário das 19 horas. Com 201 capítulos.

Novela de Ivani Ribeiro. Com a colaboração de Solange Castro Neves.

Direção de Wolf Maya, Carlos Magalhães e Ignácio Coqueiro. Com direção geral de Wolf Maya.

Remake de um dos maiores sucessos de Ivani Ribeiro 20 anos depois. As tramas de "Mulheres de Areia" dessa vez foram incorporadas à espinha dorsal de "O Espantalho" (produzida para a TV Record em 1977), ou seja, os dramas do prefeito Breno (Daniel Dantas) ao proibir banhos de mar nas praias. Todavia foi o confronto das gêmeas Ruth e Rachel que conduziu essa versão da TV Globo à mesma repercussão que atingiu na TV Tupi em 1973.

Ivani baseou-se numa antiga radionovela sua, As Noivas Morrem no Ar, de 1965. Uma produçào vitoriosa sob todos os aspectos. Elenco vigoroso, bem escalado, e a direção perfeita de Wolf Maya.

A idéia de regravar "Mulheres de Areia" surgiu em 1990, mas depois de conversas entre a autora e a direção da Globo, o projeto foi arquivado, para que somente em 1993 se tornasse realidade. O nascimento de uma filha de Glória Pires ainda adiaria a estréia da novela em quase um ano. A novela deveria substituir "Felicidade" em junho de 1992. Em seu lugar, foi produzida "Despedida de Solteiro" para que só depois "Mulheres de Areia" pudesse ir ao ar.

Glória Pires defendeu bem sua personagem e lembra dessa novela como "uma das mais trabalhosas". Conseguiu viver praticamente 4 personagens e estabelecer diferenças que dispensavam avisos ao público. Além de ser a Ruth e a Rachel, ainda conseguiu ser a Rachel "imitando a Ruth" e a Ruth "imitando a Rachel".

Tonho da LuaO sucesso de "Mulheres de Areia" foi tanto que a novela nunca obteve uma audiência inferior a 50 pontos, um fenômeno para o horário das seis. A novela fez tanto sucesso na Rússia que o governo exibiu o último capítulo no dia da eleição. Assim evitou que os eleitores viajassem no feriado, aumentando a frequência das zonas eleitorais. Equipamentos de alta tecnologia foram importados para dar mais realismo às cenas em que as gêmeas contracenavam. Três atores escalados para o elenco fizeram testes para interpretar o Tonho da Lua: Eduardo Moscovis, Irwing São Paulo e Marcos Frota, que acabou ficando com o papel, e foi o grande destaque da novela. Evandro Mesquita, que interpretou o Joel, namorado de Tônia (Andréa Beltrão), não se adequou ao personagem e foi afastado. Carlos Zara, que interpretou o Zé Pedro, pai de Tônia, havia vivido Marcos Assunção na primeira versão. A novela original consagrou a atriz Eva Wilma, que interpretou as gêmeas. E Gianfrancesco Guarnieri fez muito sucesso com o seu Tonho da Lua. Serafim Gonzalez, que também participou na primeira versão, vivendo o Alemão, foi o responsável pelas esculturas de areia nas duas novelas.

As cenas externas foram gravadas em três lugares diferentes: na cidade cenográfica de Jacarepaguá, em Angra dos Reis e em Tarituba, no litoral sul fluminense. A cidade cenográfica apresentava uma novidade: ela foi inserida por newsmate - recurso que permite o recorte de imagens gravadas sobre o chromakey - sobre a imagem da praia de Angra dos Reis, com a fachada do hotel usado como locação, permitindo a continuidade das gravações.

Gêmeos e sósias que trocam personalidIsauraades já foi tema de outros trabalhos, como "O Semideus", "Maria Maria", "Baila Comigo", "O Outro", "Cara & Coroa" e "Da Cor do Pecado". Mônica Carvalho apareceu na abertura da novela, antes de estrear como atriz. A atriz Graziela Di Laurentis era a dublê de Glória Pires nas cenas em que as gêmeas contracenavam. Graziela seria a noiva da abertura de "Anjo Mau" (1997), também estrelada por Glória Pires, e ainda aparecia em flash backs, como a mãe de Júlia, personagem de Glória em "Belíssima".

A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 25/Novembro/1996 e 25/Abril/1997.

Sinopse

O jovem Marcos Assunção (Guilherme Fontes) está de volta à cidade litorânea de Pontal D'Areia para auxiliar nos negócios da família. O rapaz conhece e se apaixona pela doce Ruth (Glória Pires), filha de uma família de pobres pescadores, mas acaba envolvido por Rachel (Glória Pires), a irmã gêmea de Ruth. As irmãs são gêmeas idênticas, mas de personalidades opostas. Enquanto Ruth ama de verdade Marcos, Rachel ambiciona sua posição e fortuna, e mantem o seu relacionamento amoroso com Wanderley (Paulo Betti), um mau-caráter. Quem percebe tudo isso é o doente mental Tonho da Lua (Marcos Frota), famoso por esculpir mulheres nas areias da praia, o protegido de Ruth, e que sofre com a perseguição e maldades de Rachel.

Mas Rachel tem que enfrentar Virgílio Assunção (Raul Cortez), o pai de Marcos, que não aceita o namoro. Virgílio, um homem prepotente e inescrupuloso, é o vice-prefeito e dono do maior hotel dVirgílioa cidade. Seu sonho é fazer de Pontal D'Areia um centro turístico, mas tem que lidar com o prefeito da cidade, o ambientalista Breno (Daniel Dantas), que proibe banhos de mar ante à poluição perigosa. A população da cidade fica dividida, e Breno tem uma forte aliada, Tônia (Andréa Beltrão), uma comerciante local. Para desmoralizar Breno, Virgílio põe espantalhos nas praias, simbolizando o prefeito que assusta os turistas. Mas Virgílio também tem que enfrentar problemas dentro de sua casa. Malu (Vivianne Pasmanter), a filha rebelde, o culpa pela morte do noivo, e vive a provocá-lo. Até que a moça conhece o vaqueiro Alaôr (Humberto Martins), um homem rude, e muda o seu alvo. Alaôr tenta a todo custo domar as impetuosidades de Malu.

Enquanto isso, Ruth sofre calada com o casamento da irmã Rachel, mesmo sabendo que ela está com Marcos só por interesse. A história tem uma reviravolta quando Rachel é dada como morta e Ruth assume a sua personalidade, para ficar ao lado do homem que ama. Mas Rachel não morreu, e planeja a sua volta e a vingança contra a irmã que tomou o seu lugar.

Elenco

Glória Pires/ Guilherme Fontes/ Marcos Frota/ Raul Cortez/ Suzana Vieira/ Sebastião Vasconcellos/ Laura Cardoso/ Vivianne Pasmanter/ Humberto Martins/ Paulo Betti/ Paulo Goulart/ Andréa Beltrão/ Thaís de Campos/ Adriano Reys/ Nicete Bruno/ Jonas Bloch/ Daniel Dantas/ Isadora Ribeiro/ Giovanna Gold/ Eduardo Moscovis/ Gabriela Alves/ Henri Pagnocelli/ Oscar Magrinni/ Edwin Luisi/ Irwing São Paulo/ Alexandra Marzo/ Karina Perez/ Ricardo Blat/ Joel Barcellos/ Lu Mendonça/ Antônio POmpeo/ Denise Milfont/ Stepan Nercessian/ Carlos Zara/ Eloísa Mafalda/ Serafim Gonzalez/ Suely Franco/ Cibelle Larrama/ Aléxia Deschamps/ Evandro Mesquita/ Marco Miranda/ João Carlos Barroso/ Luciano Vianna/ Marcelo Mansfield/ Maurício Ferraza/ Toi Bressane/ Chico Tenreiro/ Fabrício Bittar/ Sônia de Paula/ Totia Meirelles/ Fernando José/ Germano Filho/ Kleber Drable/ Dary Reis/ Jorge Cherques/ Moacyr Deriquém/ Wolf Maya

Abertura

0 comentários: