Sessão Nostalgia: VAMP

Exibida de 15 de Julho de 1991 a 8 de Fevereiro de 1992, pela Rede Globo, no horário das 20h. Com 179 capítulos.

Novela de Antônio Calmon. Escrita com Vinícius Vianna, Lílian Garcia e Tiago Santiago.

Direção de Jorge Fernando, Fábio Sabag e Carlos Manga Jr. Com direção geral de Jorge Fernando.

Vampiros, rock, suspense, comédia e muito jovens vivendo as mais diversas aventuras, foram os ingredientes necessários para que Antônio Calmon emplacasse mais esse sucesso. Uma inseperada surpresa, Mary e Matosocom roteiro e personagens incomuns e grandes novidades a cada capítulo. Valoroza direção de Jorge Fernando, empolgante ao dirigir cenas de ação e os embates entre as legiões de vampiros.

Aos poucos, o enredo foi se transformando numa chanchada de terror. Valia de tudo, até vamprio de um dente só. A comédia foi ganhando cada vez mais espaço, chegando ao seu clímax quando Ney Latorraca dançou uma mórbida coreografia ao som de "Thriller", de Michael Jackson, mais impagável impossível. Toda essa anarquia, porém, não ofuscou o lado romântico da novela, com de Jonas (Reginaldo Faria) e Carmem Maura (Joana Fomm).

Num elenco afiado, muitos foram os destques da trama: o hilário casal de vampiros, Mary (Patrícia Travassos) e Matoso (Otávio Augusto), a dupla de caçadores de vamGerald e Natashapiros Alice Penn Taylor (Vera Holtz) e Augusto Sérgio (Marcos Frota), entre outros. Mas o principal destque desta novela, é sem sobra de dúvidas, Ney Latorraca, que com seu chefe dos vampiros Vlad, que dominou a novela. Grande momento do ator. Todo este empenho, apesar dos efeitos especiais, ainda muito precários (os atores mal conseguiam pronunciar o texto com as dentaduras postiças).

Ney Latorraca comentou sobre "Vamp" em seu livro Muito Além do Script: "Eles queriam resgatar a figura de um galã que eu nunca fui. Na primeira cena que gravei em São Paulo, com Jorginho (Fernando), dou uma mordida em (Cláudia) Ohana. Eu tinha de olhar para a câmera e dizer 'Gostoso', mas na hora troquei para 'Gotoso! Gotoso memo!', lembrando minha infância. Fiz isso para o personagem estourar. (...) a idéia era fazer um personagem simpático. Virou coqueluche!". Destaque também para o elenco infanto-juvenil. Foi a primeira novela da atriz Fernanda Rodrigues (uma menina na época) e do ator André Gonçalves.

A atriz Déborah Bloch e a cantora Paula Toller (do Kid Abelha) foram as primeiras escolhas para o papel de Natasha e LippiNatasha, que acabou ficando com Cláudia Ohana. A novela contou com a participação de Giulia Gam em seu início, vivendo uma amiga roqueira de Natasha. Ainda na fase final, Maria Zilda Bethlem e Cristina Pereira marcaram presença ao interpretarem ex-mulheres de Matoso. "Vamp" tinha ainda mais um diferencial, alguns atores também haviam estado no grande sucesso dos anos 80 "Top Model", do mesmo autor, o que despertou um interesse ainda maior à novela.

Além do Brasil, a novela teve Lisboa e Veneza como cenários. Ao som de músicas sacras do grupo Enigma, Cláudia Ohana dançou numa praça em Veneza, em meio aos pombos. Sem saber que a canção era proibida em toda a Itália, a produção da novela foi abordada por policiais que interromperam a gravação. Levada ao ar, a cena é uma das mais marcantes da novela. Além, dessa, uma outra cena que marcou os telespectadores, sem dúvida foi a que Natasha (Cláudia Ohana), cansada de seu destino na pele de uma vampira, tenta suicídio, ao cravar uma estaca de madeira em seu próprio coração. Vlad (Ney Latorraca), ao ver sua amada em morte iminente, declara trégua em sua incansável luta para conseguir um filho de Natasha - para tornar-se seu herdeiro. Esta, chora lágrimas de sangue, que são cuidadosamente recolhidas por seu algoz em um copo de vidro, e ingeridas por ele em seguida.

Duas novidades marcaram a linguagem desenvolvida em "Vamp": a gravação de diversas cenas em formato de videoclipe - sem palavras, muita ação, sucessão rápida de planos - e a transformação do último take de cada capítulo num quadro de história em quadrinhos, idéia do diretor Jorge Fernando. A maquiagem da novela também caprichou, usando próteses dentárias, lentes de contato de diversas cores e recursos variados para a caracterização dos vampiros. "Vamp" também usou do merchandising ecológico, tratando da questão da proteção das tartarugas marinhas, uma parceria da Rede Globo com a Fundação Boticário de Preservação à Natureza. Na trama, a ecologista Soninha (Bia Seidl) ensinava o Capitão Rocha (Reginaldo Faria) a salvar as tartarugas que ficavam presas nas redes de pesca.

Em 2002, após muitos comentIsa, Branca e Sigários e pedidos para que se realizasse "Vamp 2", Antônio Calmon apresentou uma nova sinopse sobre vampiros à Globo, mas ambas as partes não cogitaram a hipótese de uma segunda parte da trama. Chegou ao ar então a novela "O Beijo do Vampiro", que apesar de toda a tecnologia, não obteve a mesma repercussão de "Vamp". Ney Latorraca também retornava como um vampiro, não como Vlad, mas como o vamprio Nosferatu, também chefe dos vampiros.

A novela foi reapresentada na Sessão Aventura entre 04 de Janeiro e 02 de Julho de 1993. Mas curiosamente, apesar de ser uma das novelas mais queridas e pedidas à reprise, "Vamp" nunca foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo.

Sinopse

VladEm Armação dos Anjos, litoral carioca, o capitão reformado Jonas Rocha (Reginaldo Faria), viúvo com seis filhos, casa-se com a historiadora Carmem Maura (Joana Fomm), também viúva e com seis filhos. Eles terão problemas inéditos, além daqueles comuns a uma família numerosa, ao entrar em contacto com os vampiros que assolam a cidade com a chegada da famosa cantora Natasha (Cláudia Ohana) para a gravação de um clipe.

Natasha, uma cantora de rock, vendeu sua alma ao terrível Conde Vladymir Polanski (Ney Latorraca), chefe dos vampiros, para brilhar na carreira. Mas ele descobre que em encarnações passadas ela era Eugênia (Cláudia Ohana), o seu amor, que preferiu ficar com Rocha, a outra vida do Capitão Jonas. O conde passa então a perseguir Natasha e a família do Capitão, inclusive usando de seus poderes para envolver Carmem Maura.

Natasha, por sua vez, quer destruir Vlad para se livrar de sua maldição. A única arma de que dispõe para isso é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar em Armação dos Anjos. A cruz deve ser manejada por um homem chamado "Rocha". O herói é portanto o Capitão Jonas.

Também está em Armação o bandido Jurandir (Nuno Leal Maia), fugindo de Cachorrão (Paulo Gracindo), um líder de marginais que Jurandir assaltou por engano. Na cidade, ele se esconde nas vestes de um padre, fica amigo da garotada e recebe o apelido de Padre Garotão. A batina, no entanto, não é tropeço para seu louco namoro com Marina (Vera Zimermann), a protegida de Cachorrão.

Elenco

Carmem Maura e JonasNey Latorraca/ Cláudia Ohana/ Reginaldo Faria/ Joana Fomm/ Fábio Assunção/ Nuno Leal Maia/ Patrícia Travassos/ Otávio Augusto/ Guilherme Leme/ Paulo Gracindo/ Vera Holtz/ Marcos Frota/ Evandro Mesquita/ Bete Coelho/ Marcos Breda/ Igor Lage/ Daniel Camargo/ Bel Kutner/ Carol Machado/ Henrique Farias/ Luciana Vendraminni/ Rodrigo Penna/ João Rebello/ Fernanda Rodrigues/ José Paulo Jr./ Pedro Vasconcellos/ Juliana Martins/ Frederido Mayrinck/ Amora Mautner/ Aleph Del Moral/ André Gonçalves/ Flávio Silvino/ Cleyde Yáconis/ Bia Seidl/ Vera Zimermann/ Francisco Milani/ Tony Tornado/ Aída Leinner/ Paulo José/ Zezé Polessa/ Oswaldo Louzada/ Marcos Alvisi/ Inês Galvão/ Marcelo Picchi/ Norma Geraldy/ Hilda Rebello/ Jorge Cherques/ Eduardo Machado/ Rejane Schumann/ Waldemar Berditchewsky/ Ernani Moraes/ Luís Salém/ Felipe Pinheiro/ Giulia Gam/ Rita Lee/ Cláudia Raia/ Maria Zilda Bethlem/ Cristina Pereira/ Gianfrancesco Guarnieri/ Jorge Fernando.

Abertura

0 comentários: