Sessão Vilão: DOM JERÔNIMO TAVEIRA

Dom Jerônimo Taveira (Tarcísio Meira)

Minissérie: A Muralha

Autora: Maria Adelaide Amaral

Núcleo: Denise Saraceni

Horário: 23h

Exibição: 04 de Janeiro a 31 de Março de 2000.

Um Ser Repulviso

Sim, esse é um dos mais leves adjetivos que podem ser aplicados à este crápula. Dom Jerônimo Taveira, o principal vilão de "A Muralha" foi um verdadeiro brinde ao indiscutível talento de Tarcísio Meira, sendo também, o responsável pelo sucesso da minissérie de Maria Adelaide Amaral.

Aqui, Tarcísio Meira comprovava sua versatilidade, num Dom Jerônimo totalmente diferente de tudo o que já havia feito em sua carreira. Um personagem cínico, que ao mesmo tempo que parecia ser apenas um pobre homem fiel à religião, escondia um ser totalmente asqueroso, capaz de cometer atrocidades que não estão no gibi. Ele era na verdade, o diabo em forma de gente. Um ser que causava repulsa somente por sua aparência, suja e deseixada.

Comerciante, trapaceiro, dissimulado e mau-caráter, é fingido diante das autoridades, passando-se por um homem obediente, mas por debaixo dos panos, não respeita ninguém. Canalha, se passa por um carolça na frente dos padres, mas na realidade, é um pervertido, perverso, cruel e obsceno.

Agia como um rato, às escondidas, embora se passasse por um humilde servo temente a Deus, diante dos olhos dos menos atentos ou que tiveram a sorte de não se tornar uma de suas vítimas.

Aliás, uma de suas principais vítimas era Don'Ana (Letícia Sabatella), uma pobre judia que após fugir dos horrores da Guerra Santa, vai viver sob a tutela de Dom Jerônimo, com quem possui uma dívida moral a pagar, pois Dom Jerônimo, irmão de um inquisidor, livrara da morte o pai de Don'Ana em Portugal.

A moça não teve uma vida fácil, pois vivia trancafiada num porão, onde Dom Jerônimo a maltratava e a fazia "pagar pelos pecados" cometidos por ela. Na verdade, os pecados eram dele, que delirava com a moça, e mantinha o desejo de possuí-la, então, para se redimir de seus pecados, ele maltratava a reponsável pelos seus delirantes desejos. A situação se complica então, quando entra na história o valente Dom Guilherme Shetz (Alexandre Borges), que apaixonado por Don'Ana, enfrenta Dom Jerônimo numa luta desigual, á que o vilão mantém a pose de servo do senhor, numa época em que a igreja ditava a ordem.

Dom Jerônimo ainda tinha tempo também para oprimir a pobre índia Moatira (Maria Maya), que assim como Don'Ana, comia o pão que o diabo amassou nas mãos do asqueroso personagem. O vilão também mantinha planos para destruir o bandeirante Dom Braz de Olinto (Mauro Mendonça).

Para caracterizar com o visual do personagem, Tarcísio Meira passava por uma verdadeira transformação. Além das roupas pesadas, e sempre de aspecto muito sujo, o ator utilizava-se dos recursos da maquiagem, para dar igual aspecto aos cabelos, barba, dentes e unhas, transformando-se numa figura verdadeiramente asquerosa.

No final, Dom Jerônimo pagou por tudo o que merecia, ardendo nas chamas de uma fogueira de inquisição, recebendo o pagamento, por todos os crimes que cometera durantAlge toda a minisséire, numa cena digna da atuação de Tarcísio Meira.

0 comentários: