Sessão Nostalgia: MEU BEM QUERER

Sessão Nostalgia: MEU BEM QUERER

Exibida de 24 de Agosto de 1998 a 20 de Março de 1999, pela Rede Globo, no horário das 20 horas. Com 179 capítulos.

Novela de Ricardo Linhares. Com a colaboração de Bia Montez, Leonor Basséres, Nelson Nadotti, Maria Elisa Berredo e Glória Barreto. Supervisão de Aguinaldo Silva.

Direção de Luís Henrique Rios, João Camargo e Alexandre Avancini. Com direção geral de Roberto Naar e núcleo de Marcos Paulo.

Com essa novela, a Rede Globo tentava criar a transposição do regionalismo de algumas novelas, das oito para as sete horas. O autor Ricardo Linhares, foi parceiro de Aguinaldo Silva, em diversas novelas regionalistas de sucesso como "Tieta" (1989), "Pedra Sobre Pedra" (1992), "Fera Ferida" (1993) e "A Indomada" (1997), entre outros. Porém, apesar de ursufruir das mesmas fórmulas utilizadas por Aguinaldo às oito horas (como o surrealismo, o chamado "realismo-fantástico", diversos personagens caricatos e de grande apelo popular, e várias tramas paralelas ambientadas numa pequena cidade do interior), essa novela não atingiu o mesmo êxito. Acredito que o maior dos percalços dessa novela, tenha ocorrido pelo fato de que os casais românticos principais, formados por Martinho (José Mayer) e Ava (Ângela Vieira) e Antônio (Murilo Benício) e Rebeca (Alessandra Negrini) não terem criado empatia com o público, o que dificulta e muito no andamento da novela. Ou talvez, o erro tenha ocorrido no texto mesmo.

Outro motivo que deve ter acarretado para o mal-andamento da trama, foi o fato de Marília Pêra, a intérprete da perversa vilã Custódia, não ter gostado de seu personagem. Deve realmente ter sido um grande desgaste interpretar uma mulher tão cruel, intransigente e detestável. Além do fato de Custódia ficar trancada em casa o dia inteiro, mandando e desmandando no destino da cidade. O público não gosta disso! O público quer é ver a vilã agindo e não uma parasita. Lima Duarte havia sido cogitado para viver o noivo de Custódia que a abandonara no passado e que retornaria. Mas o personagem foi riscado da sinopse original.

Lívia Custódia Juliano Tonha da Pamonha

Duas construções feitas no Projac para ambientar a trama, foram pioneiras na teledramaturgia até então: dunas artificiais feitas em poliuretano, cobertas com areia branca, e um viaduto de concreto. Para as cenas externas, o elenco fez viagnes periódicas à pontos turísticos, como as Praias de Canoa Quebrada e Jeriocoacoara, no Ceará. Uma curiosidade dessa novela, é que o cenógrafo Raul Travassos, afim de uni o universo ficcional criado por Ricardo e Aguinaldo, batizou as ruas e lugares de São Tomás de Trás, com nomes de personagens criados pela dupla em outras novelas, como: Travessa Prof. Praxedes de Menenzes ("Fera Ferida"), Ladeira Altiva de Mendonça e Albuquerque ("A Indomada"), Beco da Cinira ("Tieta"), Rua Gioconda Pontes e Largo D. Francisquinha Queiróz ("Pedra Sobre Pedra").

Uma coisa que pouca gente sabe, é que a atriz, Bia Montez, a Dona Vilma da série juvenil "Malhação", foi autora dessa novela. Essa novela foi dedicada ao diretor Paulo Ubiratan, que morreu no início das gravações, em abril de 1998. No último capítulo, o elenco homenageou o autor com a frase: "Essa novela é dedicada à Paulo Ubiratan, nosso bem-querer".

Sinopse

A arroganBarnabé de Barroste Custódia (Marília Pêra) é uma mulher que há anos não sai de casa, aguçando a curiosidade dos moradores da pequena cidade de São Tomás de Trás, no nordeste brasileiro. E é de sua mansão que ela comanda a vida de todos, mandando e desmandando na cidade, desmoralizando a autoridade do prefeito Barnabé de Barros (Osmar Prado), do delegado Néris (Ary Fontoura) e até dos representantes religiosos, como o Padre Odívio (Cláudio Corrêa e Castro) e o Pastor Bilac (Mauro Mendonça). Porém, tem que aturar a oposição de Tonha da Pamonha (Arlete Salles), seu maior desafeto, uma mulher simplória, mas de pulso firme, que se rebela contra os desmandos da toda-poderosa.

Ava Gardner Martinho Verena

Inácio (Nuno Leal Maia), irmão de Custódia, casado com Verena (Lília Cabral), que está em eternas férias em Miami, tem um caso amoroso nada secreto com Ava Maria Gardner (Ângela Vieira), filha do delegado Néris. Mas os dois nem desconfiam da paixão platônica que o viúvo Martinho (José Mayer) nutre pela amante de seu melhor amigo. Porém, o caminho fica livre para o viúvo quando Inácio morre prematuramente. A agora viúva, Verena, retorna ao Brasil, disposta a cobrar sua parte na herança, mas terá que enfrentar a fúria de Custódia.

Padre Ovídio Jorgete Pastor Bilac

Enquanto corre a disputa pelo poder em São Tomás de Trás, duas irmãs, Rebeca (Alessandra Negrini) e Lívia (Flávia Alessandra), filhas do Pastor Bilac, disputam o amor de um mesmo homem, Antônio (Murilo Benício), afilhado do Padre Odívio. Apesar de amar Rebeca, Antônio é vítima de uma armadilha de Lívia, casando-se com ela. Rebeca, por sua vez, casa-se com o jovem pastor Juliano (Leonardo Brício), porém, todos são infelizes. No fim, Juliano e Antônio descobrem-se irmãos, filhos de Inácio e Ava, dados como mortos num incêndio que acontecera no berçário quando eles nasceram. Custódia, que não podia ter filhos, mandara incendiar o berçário, porque queria ficar com a herança dos sobrinhos. A vilã tem um fim trágico: Jorgete, sua secretária particular, cansada de ser humilhada e sabendo que é herdeira da patroa, mata Custódia..

Elenco

Marília Pêra/ José Mayer/ Ângela Vieira/ Murilo Benício/ Alessandra Negrini/ Leonardo Brício/ Flávia Alessandra/ Arlete Salles/ Osmar Prado/ Lília Cabral/ Mauro Mendonça/ Cláudio Corrêa e Castro/ Ary Fontoura/ Laura Cardoso/ Ricardo Petráglia/ Bia Nunnes/ Rosi Campos/ Roberto Bontempo/ Taís Araújo/ Mário Frias/ Carolina Abranches/ Samara Felippo/ Luka Ribeiro/ Eloísa Mafalda/ Letícia Medella/ Sérgio Hondjakoff/ Samuel Costa/ Élder Agostini/ Camila Farias/ Carolina Pavanelli/ Yan Whately/ Suzana Ribeiro/ Renata Dutra/ Cosme dos Santos/ Lulu Pavarin/ Bia Montez/ Júlio Braga/ Tadeu di Pietro/ Amélia Bittencourt/ Carlo Gregório/ Ricardo Macchi/ Nuno Leal Maia/ Milton Gonçalves/ Tássia Camargo/ Mara Carvalho/ Lúcio Mauro/ Roberto Frota/ José Augusto Branco/ Cristina Mullins/ Ruy Rezende/ Ana Lúcia Torre/ Carlos Eduardo Dolabella/ Elias Gleizer

Abertura da Novela

0 comentários: