Sessão Nostalgia: HIPERTENSÃO

Exibida de 07 de Outubro 1986 a 21 de Abril de 1987, pela Rede Globo, no horário das 20h. Com 167 capítulos.

Novela de Ivani Ribeiro.

Direção de Wolf Maya, Carlos Magalhães e Marcelo de Barreto. Com direção geral de Wolf Maya.

Ivani Ribeiro, grande autora da tv brasileira, novamente sentia a necessidade de atualizar suas tramas do passado, como ela já havia feito com "Camomila e Bem-Me-Quer", reatualizandoRachel e Laerte-a e trasnformando-a no sucesso "Amor com Amor Se Paga".

Para realizar "Hipertensão", Ivani foi buscar um texto que ela havia escrito para a Tupi em 1971, "Nossa Filha Gabriela". Ela aproveitou a espinha dorsal, alterou o nome de alguns personagens - como a própria protagonista, que de Gabriela, passou a se chamar Carina -, incluiu novas tramas e fez uma nova novela.

Seguindo a linha folhetinesca já propagada por Ivani, com uma história centralizada e bem delineada, a autora conseguiu chamar a atenção dos telespectadores, fazendo de "Hipertensão" uma agradável surpresa. Os personagens, vividos por Eva Wilma e Gianfrancesco Guanieri na versão para a Tupi, aqui foram intepretados por Maria Zilda (a estrela incompreendida) e Cláudio Cavalcanti, os mambembes Carina e Sandro Galhardo.

Já Cláudio Corrêa e Castro, voltava a intepretar o mesmo personagem que havia feito na novela da Tupi, o metódico e autoritário Napoleão, um dos velinhos, possíveis pais da protagonista Carina. Os outros Candinho (Paulo Gracindo) e Romeu (Ary Fontoura), haviam sido interpretados por Ivan Mesquita e Abrahão Farc, respectivamente.

Sandro e Carina

A fictícia cidade onde se passava a trama, a belíssima Rio Belo, foi construída em Guaratiba. Já as cenas externas da Raul e Renatafazenda Santa Lúcia, foram gravadas em Vassouras, no Rio de Janeiro.

A modelo Monique Evas e a atriz Sandra Bréa, fizeram participações especiais na trama, como candidatas a trabalhar na casa de Marcos (Carlos Eduardo Dolabella), e consequentemente ao coração do galã.

Foi a primeira novela de Antônio Calloni, Carla Marins, Eri Johnson e Cláudia Abreu. Logo depois os três primeiros foram logo puxados para a novela das seis seguinte, que sucedeu "Direito de Amar". Já Cláudia Abreu, devido ao sucesso de sua personagem, teve que se despedir de "Hipertensão" para entrar na próxima das oito, "O Outro".

Com a saída de Cláudia Abreu, a autora aproveitou para criar o famoso 'quem matou', tendo como vítima a personagem da atriz, Luzia. A assassina havia sido Donana (Geórgia Gomide), insatisfeita com o romance de seu filho, o playboy Ray (Taumaturgo Ferreira) com a filha da empregada.

Sinopse

Napoleão, Carina, Candinho e RomeuO teatro mambembe de Sandro Galhardo (Cláudio Cavancalti) chega à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho (Paulo Gracindo), Romeu (Ary Fontoura) e Napoleão (Cláudio Corrêa e Castro), que disputam entre si a atenção da bela moça. O que ela não sabe é que no passado os velhinhos haviam se casado com trigêmeas e uma delas era a mãe de Carina. Quem será seu verdadeiro pai? Enquanto cada velhinho luta pela paternidade de Carina, um crime mobiliza a cidade: a jovem Luzia (Cláudia Abreu) é assassinada.

A poderosa Donana (Geórgia Gomide) é uma mulher autoritária que exerce grande influência sobre os moradores de Rio Belo. Viúva, ela tem dois filhos: Rachel (Déborah Evelyn), a quem hostiliza por considerá-la culpada pela morte do marido, e Ray (Taumaturgo Ferreira), que estuda na cidade grande. Quando volta a Rio Belo, Ray se envolve com Luzia, menina pobre, filha da empregada Odete (Lupe Gigliotte). Luzia morre num acidente, e Ray, o principal suspeito, foge. Enquanto permanece foragido, sua mãe faz o possível para inocentá-lo.

Elenco

Maria Zilda/ Cláudio Cavalcanti/ Paulo Gracindo/ Ary Fontoura/ Cláudio Corrêa e Castro/ Geórgia Gomide/ Taumaturgo Ferreira/ Elizabeth Savalla/ Paulo Betti/ Carlos Eduardo Dolabella/ Déborah Evelyn/ Eloísa Mafalda/ Stênio Garcia/ César Filho/ Carla Marins/ José Mayer/ Lúcia Alves/ Ruy Rezende/ Fafy Siqueira/ Lília Cabral/ Antônio Calloni/ Nelson Xavier/ Francisco Dantas/ Ana Ariel/ Lupe Gibliotte/ Bruno Rocha/ Cláudia Abreu/ Romeu Evaristo/ Oswaldo Louzada/ Ernesto Piccolo/ Ana Beatriz Wiltgen/ Carlos Duval/ Sérgio Ropperto/ Chaguinha/ Eri Johnson/ Silveirinha/ Ida Gomes/ Alexandra Marzo/ Dilma Machado/ Manoel Elisiário/ Lys Beltrão/ Thereza Castro/ Marino Jardim/ Daisy Tenório/ Horácio Veter/ Sandra Bréa/ Monique Evans/ Marcos Waimberg/ Anderson Martins/ Karine Moura/ Dudu Cardoso/ Bruno Andrade/ Jonathan Nogueira/ Ígor Roberto Lage.

Abertura

0 comentários: