Profissão Camaleão: Maitê Proença

Profissão Camaelão: MAITÊ PROENÇA

Atendendo aos incessantes pedidos feitos aqui no blog, durante o período em que estive fora, hoje, a Profissão Camaleão traz ninguém mais ninguém menos que Maitê Proença.

Desde do começo de sua carreira, Maitê contabiliza personagens de grande destaque na tv brasileira, e já protagonizou tramas que entraram para a história da teledramaturgia. Ela estreou na penúltima novela da Tupi, "Dinheiro Vivo", e protagonizou a primeira minissérie da Manchete, "Marquesa de Santos", mas certamente, seu personagem mais marcante seja mesmo a histórica Dona Beija, da novela homônima da Manchete. Nesta trama, Maitê mexeu com a libido dos homens, principalmente nas constantes cenas dos banhos na cachoeira, ou das cavalgadas à cavalo, totalmente nua. Mas nem só de Dona Beija foi construída a carreira de Maitê, além de ser uma das atrizes preferidas de Sílvio de Abreu, se destacando em três de suas tramas - "Jogo da Vida", "Sassaricando" e "Torre de Babel", ela também cativou o coração dos brasileiros, seja como a professorinha Clotilde de "O Salvador da Pátria", ou até mesmo como a segunda Helena de Manoel Carlos, no retorno do autor às novelas, em "Felicidade", após nove anos sem escrever uma trama na Globo.

Em "Cara & Coroa", Maitê Proença foi responsável pela cena mais marcante da novela, quando sua personagem, uma das vilãs da novela, é jogada do alto de um penhasco. De tão densa a cena, a dublê responsável pela queda, acabou até se machucando, mas nada de grave.

Quanto a 2007, fiquei sabendo que ela está reservada para "Amazônia, De Galvez a Chico Mendes" de Glória Perez, mas não sei se sua participação já foi confirmada.

Profissão Camaleão: Maitê Proença

Joaninha - Dinheiro Vivo (1979/TUPI)

Maria da Glória - As Três Marias (1980/GLOBO)

Carla - Jogo da Vida (1981/GLOBO)

Juliana Carneiro da Cunha - Guerra dos Sexos (1983/GLOBO)

Domitila de Castro Canto e Mello - Marquesa de Santos (1984/MANCHETE)

Valéria - Um Sonho a Mais (1985/GLOBO)

Ana Jacinta de São José - Dona Beija (1986/MANCHETE)

Adriana - Corpo Santo (1987/MANCHETE)

Camila - Sassaricando (1987/GLOBO)

Clotilde - O Salvador da Pátria (1989/GLOBO)

Ana Clara - O Sorriso do Lagarto (1991/GLOBO)

Helena - Felicidade (1991/GLOBO)

Heloísa - Cara & Coroa (1995/GLOBO)

Clara Soares - Torre de Babel (1998/GLOBO)

Eugênia - Vila Madalena (1999/GLOBO)

Kalinda (Catherine) - Estrela-Guia (2001/GLOBO)

Daniela - Malhação (2003/GLOBO)

Vera Campos Sodré (Verinha) - Da Cor do Pecado (2004/GLOBO)

Regina Benate - A Lua Me Disse (2005/GLOBO)

0 comentários: