Sessão Nostalgia: O CRAVO E A ROSA


Hoje a Sessão Nostalgia relembra uma novela para toda a família. Com seu jeitinho inocente e uma irreverente história de época, cativou o público e deu uma nova sobrevida ao combalido horário das seis, que já havia retornado aos trilhos com sua antecessora. Quem levava a melhor? Dava empate. Dava Eduardo Moscovis e Adriana Esteves. Dava O CRAVO E A ROSA!
O Cravo e a Rosa foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo de 26 de junho de 2000 a 10 de março de 2001, em 221 capítulos. Escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid, e dirigida por Mário Márcio Bandarra, Amora Mautner, Ivan Zettel e Vicente Barcellos com direção geral e de núcleo de Walter Avancini.
A trama, baseada na peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare, teve Adriana Esteves e Eduardo Moscovis como protagonistas, e Drica Moraes e Carlos Vereza como os antagonistas principais da trama.
HISTÓRIA
Catarina Batista é a mulher moderna, na sociedade paulista da época de 20, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem cuja crença é a de que a mulher deve ser a rainha do lar. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório. Conhecida como "a fera", por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosa cínica de Petruchio, que inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser leiloada.
Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas e hilárias de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de "cordeirinho", e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.
Mas há os que são contra e a favor desse improvável romance. A começar pela família de Catarina. Nicanor Batista, seu pai, quer vê-la casada, livrar-se do constrangimento que passa por causa das atitudes da filha e lançar sua candidatura a prefeito; Bianca, a irmã mais nova, é o contraponto de Catarina: quer noivar e casar, mas só terá permissão após a filha mais velha arrumar um pretendente.
Já Cornélio Valente, tio de Petruchio, torce pelo sobrinho; assim como Calixto, velho empregado da fazenda que considera Petruchio como um filho e se apaixona pela governanta de Catarina, Mimosa. Também apoiam o romance Dinorá, esposa de Cornélio, e Josefa, irmã e mãe do esportista Heitor, pois as duas querem vê-lo casado com Bianca, por causa da fortuna dos Batista.
Entre os que não aprovam o casamento, há a ardilosa Lindinha, criada com Petruchio na fazenda, apaixonada por ele e que conta com a ajuda de Januário para atrapalhar o romance dos dois; o jornalista Serafim, que pretende conquistar Catarina para dar o golpe do baú; e o vilão Joaquim, homem misterioso cujo único objetivo é arruinar Petruchio porque acredita que ele foi o responsável pela perdição de sua única filha, Marcela.
E para piorar esse cenário, chega Marcela, vinda de Paris para se apossar dos bens do ingênuo pai e para reconquistar de vez Petruchio, batendo de frente com a "fera" Catarina.

  • Adriana Esteves - Catarina Batista
  • Eduardo Moscovis - Julião Petruchio
  • Drica Moraes - Marcela
  • Leandra Leal - Bianca
  • Ângelo Antônio - Edmundo
  • Pedro Paulo Rangel - Calixto
  • Suely Franco - Mimosa
  • Carlos Vereza - Joaquim
  • Claudio Corrêa e Castro - Normando
  • Ney Latorraca - Cornélio
  • e grande elenco
BASTIDORES
Foi reprisada na sessão Vale a Pena Ver de Novo menos de dois anos após seu final, em 144 capítulos. A reestréia ocorreu em janeiro de 2003, ficando no ar até agosto, mantendo índices comparáveis aos da exibição original. O último capítulo reapresentado em 1 de agosto de 2003 obteve média de 41 pontos, apenas 2 a menos do que havia sido registrado em março de 2001. Apesar da curta espera, a trama foi um dos maiores sucessos da história do Vale a Pena Ver de Novo (que em 2010 completa 30 anos).
O Cravo e a Rosa marcou o fim da entressafra de audiência pela qual o horário das 18h passava, com novelas como Força de um Desejo e Pecado Capital, que alcançavam índices de audiência inferiores aos esperados pela emissora.
A novela teve um esticamento de 66 capítulos.
Teve média geral de 31 pontos. Nos dois primeiros meses, sua audiência esteve inferior aos 30 pontos, mas foi logo batendo a barreira e, por vezes, chegava a dar mais de 40 pontos.
TRILHA SONORA
Para quem se esperava entre Adriana Esteves e Eduardo Moscovis à época, a capa, para total surpresa, era de Leandra Leal. Comprovando que Bianca caiu no gosto do público.
Jura - Zeca Pagodinho (tema de abertura)
Olha o que o Amor Me Faz - Sandy & Junior
O Cravo e a Rosa - Jair Rodrigues
Nada Sério - Joanna
Tristeza do Jeca - Sérgio Reis
Mississippi Raq - Claude Bolling
Quem Toma Conta de Mim (Someone To Watch Over Me) - Paula Toller
Lua Branca - Verônica Sabino
Odeon - Sérgio Saraceni
Coquette - Guy Lombardo
Tua Boca - Belo
Tea For Two - Ella Fitzgerald & Count Basie
Rain - Sérgio Saraceni
On The Mississippi - Claude Bolling

Ao som de Jura, de Zeca Pagodinho, a abertura se inspirava no cinema mudo e com imagens em preto e branco, mostrava através de camafeus imagens corriqueiras e engraçadas que passariam na novela, especialmente as que mostram Catarina e Petruchio. No final, para encerrar mais uma briga da dupla, o camafeu se fecha, e a logomarca surge.

0 comentários: