Exibida de 07 de Setembro de 1987 a 26 de Março de 1988, pela Rede Globo, no horário das 18h. Com 172 capítulos.
Novela de Daniel Más. Baseada no romance Chmas e Cinzas, de Carolina Nabuco. Com a colaboração de Ana Maria Moretzsohn.
Direção de Wolf Maya, Átila Riccó e Ignácio Coqueiro. Com direção geral de Wolf Maya.
"Bambolê" não trouxe nada de novo. Uma produção primorosa, um texto bem delineado, com fortes atuações. Isso foi o necessário para agradar aos telescpectadores e segurar a audiência da trama. Aproveitando-se do rastro deixado pelo bom desempenho da minissérie "Anos Dourados", apresentada no ano anterior, essa trama de Daniel Más, cativou o p
úblico, principalmente pela perfeita caracterização dos anos 50, e pela nostálgica trilha sonora, repleta de canções marcantes e que embalavam as festas da década que ninguém esquece.
A criação do enredo, contou ainda com a colaboração de Sílvio de Abreu e Gilberto Braga, autor da minissérie de sucesso, responsável por abrir o caminho para "Bambolê". Apesar de se passar na década de 50, a novela não pretendia fazer um registro histórico daqueles anos. Era basicamente uma trama que tratava das relações familiares, tendo como principal enredo, o cotidiano de Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo), o protagonista, e sua três filhas, o que despertou o maior interesse pela novela, já que nesse núcleo estava contido todo o charme de "Bambolê".
Ainda merece reconhecimento pelo destaque na novela, Joana Fomm, mais uma vez brilhando como uma
mulher fria, arrogante e calculista, totalmente sem medidas, que chegou ao ponto de centralizar toda a trama, além de Suzana Vieira como a desquitada 'prá-frentex' Marta, e Sandra Bréa, dando vida a sedutora vedete Glória Müller.
Segundo o autor, o título da novela não se referia somente ao brinquedo da moda nos anos 50, mas sim ao jogo de cintura tido pelo protagonista Álvaro Galhardo, que se recusava a aceitar os valores hipócritas, impostos pela sociedade moralista da época. O personagem não era bem visto, já que dava liberdade às suas filhas.
A produção de cenografia também caprichou, ao retratar o Rio de Janeiro dos anos dourados. Foi necessário recriar na cidade cenográfica de Guaratiba, um quarteirão antigo de Ipanema, onde estava localizado a casa de Álvaro, e todad as redondezas, inclusive, o prédio onde Marta morava. Já o exterior da casa da megera Fausta (Joana Fomm), foi gravado na Vila Geraldo, em Jacarepaguá.
"Bambolê" marcou a estréia de Denise Fraga, Guilherme Leme e Cláudia Lira em novelas.


0 comentários:
Enviar um comentário