Alguns personagens de 'Senhora do Destino'

Maria Do Carmo - Suzana Vieira
Saída de um pequeno vilarejo no sertão de Pernambuco em busca de uma vida melhor para ela e seus cinco filhos, Maria do Carmo (vivida na primeira fase da novela por Carolina Dieckmann) é a encarnação de uma vencedora. Para ser o que o que se tornou – uma mulher corajosa, solidária, segura de si e bastante respeitada onde mora – enfrentou todas as dificuldades. Venceu a fome, a miséria, a incompreensão, a violência, a resistência dos poderosos. Só não soube sublimar a maior de suas dores: a falta de sua filha mais nova, Lindalva, praticamente roubada de seus braços assim que chegou ao Rio de Janeiro, em 1968.Com a ajuda do irmão, Sebastião, começou um negócio de materiais de construção e prosperou. A riqueza, que não chega a ser exagerada, e a personalidade a um só tempo magnética, doce e forte fazem dela a figura central na Vila de São Miguel, localidade da baixada fluminense onde criou os quatro filhos homens e onde mantém uma espécie de feudo, agregando à sua volta gente as mais variadas. Hoje, pode-se dizer que é uma pessoa realizada – exceto, claro, pela falta da filha, que jamais deixou de ter esperanças de encontrar. Esse é seu maior e talvez único objetivo.
Dirceu de Castro - José Mayer
Namorado e amigo fiel de Maria do Carmo, Dirceu é jornalista e prestigiado colunista político de um jornal carioca. Os dois se conheceram na cadeia. Ambos haviam sido presos pela polícia da repressão, mas por motivos bastante diferentes. Dali nasceu um grande afeto que perdura até hoje.Tímido, reservado e misterioso, no que diz respeito à Maria do Carmo Dirceu é um livro aberto: ama-a sem condições. Tanto que aceita até mesmo o fato de não tê-la sempre por perto.
Giovanni Improta - José Wilker
Ex-bicheiro, Giovanni hoje é empresário estabelecido no ramo da construção civil. Presidente da escola de samba Unidos de Vila São Miguel, é um eterno pretendente ao coração de Maria do Carmo e, também, patrão de Leandro. Dr. Giová é dono de um passado condenável, mas agora tenta liqüidar todas as “contas” de sua história anterior para se tornar “um outro homem”.É um pecador em busca da redenção, por isso anseia por ser um cidadão honesto e cumpridor dos seus deveres. Viúvo, costuma dizer que a mulher lhe deixou, além dos filhos e da saudade, “uma cruz, um calvário”: a sogra, dona Flaviana, que mora até hoje em sua casa e que, não só o mantém sob constante vigilância, como exige dele fidelidade absoluta à falecida. Falante e espaçoso, é, segundo o comentário bondoso do jornalista Dirceu de Castro, “uma figura”. Embora seja apaixonado por Maria do Carmo, não pensa em permanecer casto e puro por sua causa. Tem sempre, como ele mesmo diz, “uma galinha ciscando no seu terreiro”. A da vez é a jovem Danielle Meira.
Maria De Nazaré Tedesco - Renata Sorrah
Em 1968, era uma “profissional do sexo” e fingia ser auxiliar de enfermagem e estar grávida para segurar o namorado que já era casado. Louca para abandonar a profissão mais antiga do mundo, resolveu apostar todas as suas fichas na relação que mantinha com José Carlos Tedesco e, para isso, chegou a seqüestrar a filha de Maria do Carmo para apresentá-la ao namorado como sendo fruto da relação dos dois. Não se arrepende do que fez e cria a “filha” Isabel com muito carinho. Hoje, sustentada por Isabel, Nazaré, se pudesse, acharia mais um trouxa igual ao ex-marido e tentaria de tudo para enganá-lo, mas sabe que não tem mais idade para tal. Por isso, prefere ficar, como ela mesmo diz, “hibernando”: fingindo-se de doente enquanto espera que lhe apareça uma saída.
Isabel Tedesco/Lindalva - Carolina Dieckman
Isabel, na verdade, é Lindalva, a filha de Maria do Carmo que foi roubada quando bebê. Hoje, é filha querida de Nazaré Tedesco, a quem ela também ama demais. Desde que o pai morreu, Isabel se desdobra para sustentar a mãe. Trabalha durante o dia, estuda à noite e, assim, não lhe sobra tempo para mais nada, inclusive para um possível namoro. Mesmo assim, é cortejada por um vizinho, Alberto, a quem considera apenas um amigo. O destino de Isabel também irá cruzar-se com o de Edgard Legrand e com o de Leandro.Carolina Dieckmann também fez Maria do Carmo na juventude.
Reginaldo - Eduardo Moscovis
Reginaldo, ou simplesmente Naldo da Vila de São Miguel, como é mais conhecido, não é flor que se cheire. Sujeito frio, pragmático, mau caráter e, sobretudo, ambicioso deu para lidar com política usando como fachada o prestígio da mãe. Elegeu-se vereador de um município da baixada, mas o mandato está longe de satisfazê-lo. Seu desejo imediato é se tornar prefeito do lugar onde mora – aliás, sua principal bandeira política é emancipar o distrito num plebiscito próximo. Mas no íntimo o que ele quer mesmo é alçar vôos mais altos, quem sabe lá para os lados do Planalto Central.Casado com Leila – diga-se de passagem, a contragosto – Naldo tem dois filhos, Bruno e Bianca. O sentimento que tinha pela mulher, que antes era de mera indiferença, tornou-se vergonha, asco puro. Aquela moça simplória tornou-se um verdadeiro entrave na carreira, por isso pretende se livrar dela na primeira oportunidade, mesmo contra a resistência da família. O que ele quer mesmo é ter ao seu lado uma mulher gloriosa, perfeita – uma espécie de Evita Perón da baixada.

0 comentários: