Sessão Nostalgia: CORPO A CORPO

Exibida de 27 de Novembro de 1984 a 24 de Junho de 1985, pela Rede Globo, no horário das 21h. Com 179 capítulos.

Novela de Gilberto Braga. Com a colaboração de Leonor Bassères.

Direção de Denis Carvalho e Jayme Monjardim. Com direção geral de Gilberto Braga.

A principal marca de "Corpo a Corpo" foi a presença de temas fortes e polêmicos. Gilberto criou um gande leque de personagens marcantes - principalmente as mulheres -, insTereza e Alfredoeridos numa trama bem pensada e construída. Todas as principais personagens femininas carregavam a força de uma temática polêmica: Eloá (Débora Duarte) faz um pacto com o diabo para ascender profissionalmente; Tereza (Glória Menezes) após perder o homem que ama, planeja um grande vingança para destruí-lo; Sônia (Zezé Motta), vítima do racismo do milionário Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), salva a vida do homem que um dia lhe subjulgou e discriminou, através de uma transfusão de sangue; e Lúcia (Joana Fomm), uma mulher de sociedade, em eterno conflito com o passado de glórias, e o presente decadente, vivendo em busca de um casamento por interesse.

Todas as histórias cativaram os telespectadores, mas a que mais chamou a atenção, certamente foi o suposto pacto de Eloá com o diabo. Certamente a melhor trama da novela. Débora Duarte, então no auge de sua carreira profissional, vinha recentemnte do sucesso da minissérie "Anarquistas, Graças a Deus", e como a estrela da novela das oito, fez de Eloá seu melhor desempenho eSônia e Cláudiom teledramaturgia. Flávio Galvão, que personificou a imagem do diabo, também contribuiu e muito para a excelente atuação de Débora, ganhando grande destaque.

Polêmica maior que o pacto com diabo, foi o romance entre Sônia (Zezé Motta) e Cláudio (Marcos Paulo), ela uma negra de classe média, e ele filho do rico empresário, Alfredo Fraga Dantas, que discriminava a moça, o que culminou com o fim do romance. Posteriomente, num ato de grandeza, Sônia doa sangue para Alfredo, salvando sua vida. Porém, o público não aceitou bem o amor inter-racial entre os personagens. Zezé Motta, a intérprete de Sônia, conta: "Um jornal ouviu os telespectadores sobre o casal. Ficamos espantados com as respostas". Segundo a entrevista, Zezé conta que um dos telespectadores entrevistados disse que o par romântico da atriz devia estar sem dinheiro ou passando fome, para aceitar beijar uma negra na tv. Ainda segundo a atriz, as reações preconceituosas foram ainda piores: Marcos Paulo, intérprete do galã Cláudio, chegou a receber recados assustadores em sua secretária eletrônica pessoal.

Novamente, Joana Fomm brilhava na pele de uma vilã, tipo de personagem que a Bia e Rafaelconsagrou na tv. A exemplo de Yolanda Pratini de "Dancin' Days", em "Corpo a Corpo", Joana interpretava uma mulher refinada, só que diferentemente da megera Yolanda, Lúcia Gouveia só tinha pose, vivia somente de aparências. Joana lembra de uma vez em que um garçom se recusou à atendê-la: "Disse que não ia me servir porque eu não prestava, não valia nada. Tentei me defender dizendo que eu era Joana Fomm, a atriz, uma pessoa boa. Ele me olhou bem nos olhos e disse: 'A senhora pode até ser essa tal de Joana, mas que é bem parecida com a moça da novela, ah, isso é!'. Virou as costas e foi embora". Foi a primeira novela de três futuras atrizes de sucesso: Lília Cabral, Andréa Beltrão e Luiza Tomé.

Curiosamente, o título inicial era "Olho por Olho", que depois acabou se tornando o nome de uma novela da Manchete.

Sinopse

Tereza (Glória Menezes) amara no passado Osmar (Antônio Fagundes), um homem mais novo, mas foi preterida por Eloá (Débora Duarte). Vários anos dOsmar e Eloáepois, Tereza vai trabalhar como enfermeira na mansão dos Fraga Dantas, e o viúvo, Alfredo (Hugo Carvana), se apaixona por ela. Os dois se casam e é o fim de seus problemas financeiros.

Eloá quer subir na vida e acredita ter chances de se destacar na empresa de engenharia onde trabalha ao lado de Osmar, agora seu marido, que não se interessa muito por essas perspectivas de ascenção. Para conseguir o seu objetivo, ela não hesita em fazer um pacto com um homem, aparentemente o Diabo (Flávio Galvão), que irá modificar inteiramente a sua vida.

Mas a ascensão profissional de Eloá é o principal motivo da crise em seu casamento com Osmar. Ainda mais quando Tereza volta à cena, numa vingança preparada por ela para destruir o homem que um dia a fizera sofrer.

Elenco

Glória Menezes/ Antônio Fagundes/ Débora Duarte/ Hugo Carvana/ Joana Fomm/ Marcos Paulo/ Zezé Motta/ Flávio Galvão/ Stênio Garcia/ Lauro Corona/ Malu Mader/ Caíque Ferreira/ Isabela Garcia/ Eloísa Mafalda/ Roberta Fronzi/ Andréa Beltrão/ Luiza Tomé/ Mila Moreira/ Marcelo Picchi/ Lília Cabral/ Íris Bruzzi/ Rosane Gofman/ José de Abreu/ Selton Mello/ Duse Nacaratti/ Ruth de Souza/ Clementino Kelé/ Eliane Neves/ Maria Helena Pader/ Yaçanã Martins/ Cosme dos Santos/ Zenir Pereira/ Odilon Wagner/ Tânia Scher/ João Paulo Adour/ José Dumont/ Cidinha Milan/ Ida Gomes/ Giovanna Pieck/ Daphné Bastos/ Nilson Acyolli/ Alexandre Garcia/ Massaroca/ Walmir Onofre/ Bia Seidl/ Joyce de Oliveira/ Turíbio Ruiz/ Ana Lúcia Torre.

Abertura

0 comentários: