Exibida de 10 de julho de 1978 a 27 de janeiro de 1979, pela Rede Globo, no horário de 20h. Com 174 capítulos.
Novela de Gilberto Braga.
Direção de Daniel Filho, Gonzaga Blota, Dennis Carvalho, Marcos Paulo e José Carlos Piéri. Com direção geral de Daniel Filho.
Com esta novela Gilberto escrevia, definitivamente seu nome na história das telenovelas. A partir de uma idéia de Janete Clair, chamada de "A Prisioneira", Giberto Braga desenvolveu uma trama extremamente sedutora, levando "Dancin' Days" a se tornar um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira - sucesso não esperado nem mesmo pelo próprio autor.
Dancin' Days era o nome de uma famosa discoteca de Nelson Motta, mantida pelo produtor musical durante quatro meses de 1976, no recém-inaugurado shopping da Gávea. Esta discoteca foi inserida no enredo no rastro de seus sucesso no Rio de Janeiro, e também, no rastro do sucesso do filme, Os Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta, exibido na época.
Sônia Braga comentou como conseguiu o papel de Júlia Matos: "Eu fiz teste para o papel. Foi decisão minha. Eu tinha 28 anos, e Júlia começava a novela trintona, após 11 anos de cadeia, com uma filha de 15 anos. O Daniel me ofereceu o papel, mas eu não tinha certeza se eu poderia funcionar como uma mulher mais velha, mãe de adolescente, com passado barra pesada". Sônia fala ainda da frase que insistiu Gilberto Braga fizesse Júlia falar: 'A porta da rua é serventia da casa. Ponha-se daqui para fora!' Gilberto resistiu, disse que não poderia pôr uma frase dessas de jeito nenhum na boca da protagonista da novela, até que um dia veio a surpresa. Numa visita de Yolanda, Júlia disse "a porta da rua é a serventia da casa', jogou-lhe a capa de chuva em cima, apontou-lhe a porta e terminou 'ponha-se daqui para fora!".
A discoteca foi um dos cenários fixos da novela, mas algumas cenas foram gravadas na discoteca Hippopotamus, no Rio de Janeiro. Para a marcante cena da triunfal volta de Júlia, no capítulo 79, a figurinista Marília Carneiro criou uma calça jogging de cetim com listras laterais. E para completar o visual, não poderiam faltar as famosas meias de luréx, com as sandálias de salto alto. No capítulo 32, Gilberto Braga faz uma participação especial, convidado do Clube 17, dançando inclusive com Yolanda. Participaram ainda do capítulo, Djenane Machado, Ney Latorraca, Moacyr Deriquém e Lauro César Muniz. No capítulo 35, foi a vez do diretor Daniel Filho dar um pezinho de dança com Yolanda. Nana Caymmi canta "Prá Você", numa participação especial no capítulo 48. A novela também contou com a participação especial de Gal Costa, que cantou "Folhetim" e "Solidão". Júlia recebe em sua casa, no capítulo 129, a visita da colunista Hildegard Angel, acompanhada de Jorginho Guinle e de Edgard Moura Brasil. Danusa Leão comparece a uma festa no capítulo 137.
Sobre o final da novela, Daniel filho também menciona em seu livro: "Dancin' Days" teve um dos finais mais emocionantes de gravar. (...) Houve momentos em que tive dificuldade de gravar close dos atores, pois a emoção tomava consta deles. Lauro Corona ficou chorando uns 40 minutos sem conseguir dizer uma palavra. (...) Eu tinha que marcar a última cena, que era entre Sônia Braga e Joana Fomm. Era a cena em que as duas irmãs brigavam, uma cena de ódio e de amor. Depois se aproximavam , se abraçavam e pediam perdão uma à outra. (...) Acho a cena maravilhosa para televisão. Mas o chorou que tomou as duas não era o choro das personagens Júlia e Yolanda, era o choro de Sônia Braga, era o choro de Joana Fomm, o choro da despedida de um enorma sucesso, de uma enorme satisfãção, da satisfação do sucesso de toda uma família".
Júlia Matos é uma ex-presidiária que ganha liberdade condicional após onze anos de prisão, e tenta se reaproximar da filha Marisa, tendo como principal obstáculo a irmã Yolanda Pratini, que criou a menina cercada de luxo e mimos. Yolanda, uma socialite que optou por se casar para subir na vida, queria que Marisa e a irmã trilhassem o mesmo caminho. Júlia, corajosa e determinada, tenta sem muito sucesso se reestabelecer fora do presídio, enquanto faz das tripas coração pra ser aceita pela filha, que a trata com hostilidade e aparente indiferença. Marisa é uma adolescente com temperamento rebelde, que não se importa com a situação. Em meio a tudo isso, Júlia acaba se envolvendo amorosamente com Cacá, um diplomata desiludido com a profissão.
Ao aproximar-se da filha simulando outra identidade, Júlia luta para que Marisa, à beira de um casamento precoce, tome decisões maduras diante da vida. No dia do casamento da filha, Júlia revela ser sua mãe e tenta impedir o casamento, mas não obtem sucesso. Durante a recepção, completamente embriagada, acaba por agredir Franklin, o pai de Beto, o noivo de Marisa, e graças à atitude precipitada de uma convidada (Áurea) de chamar a polícia, Júlia acaba novamente presa, e condenada a mais seis meses de prisão. Ao entrar no camburão da polícia, Júlia promete vingança. Considerando isso mais uma humilhação por conta da irmã e da filha, Júlia, ao sair da cadeia, aceita se casar com Ubirajara, um homem solitário apaixonado por ela. Após uma viagem e um providencial banho de loja, retorna exuberante, no dia da inauguração da discoteca Dancin' Days (o ex Club 17, agora sob a direção de Hélio) surpreendendo a todos - principalmente a Yolanda e Marisa - m
arcando assim a virada da personagem.
0 comentários:
Enviar um comentário