Trilhas Sonoras: DONA XEPA e PÁTRIA MINHA NACIONAL

Vou atender também alguns pedidos de trilhas sonoras, como os de Luis Augusto, que pediu a trilha da novela "Dona Xepa" e ao pedido de Inês, que pediu a o disco nacional de "Pátria Minha".

Dona Xepa

CLIQUE AQUI para baixar!

Capa: Logomarca da novela.

01. Pensando Nela - Dom Beto (tema de Daniel) 02. Opus Dois - Antônio Carlos e Jocafi (tema de Glorita) 03. Prá Que Vou Recordar o que Chorei - Dafé 04. Feira Livre - Ataúlfo Jr. (tema de locação: feira) 05. Dom de Iludir - Maria Creusa (tema de Rosália) 06. Tema da Vila - Orquestra Som Livre (tema do núcleo da vila) 07. A Xepa - Ruy Maurity (tema de abertura) 08. Pela Luz dos Olhos Teus - Tom Jobim e Miúcha (tema de Otávio e Helena) 09. Tudo Menos Amor - Martinho da Vila (tema de Edson) 10. Um Caso Meu - Rosemary (tema de Rosália) 11. Dona Xepa - Elizeth Cardoso (tema de Dona Xepa) 12. Eu Gosto de Você - Ricardo (tema de Eloísa e Daniel) 13. Tema do Assoviador - Sá & Guarabira 14. Chorei - Márcia (tema de Heitor)

Junto ao disco nacional de "Pecado Capital" (1975), esta trilha da novela "Dona Xepa" pode ser considerada uma das trilhas mais suburbanas de todas as novelas. Mesclando ritmos de diversos gêneros, a trilha agrada a quase todas as rodas, e é garantia de boa qualidade. O disco parece que foi feito sob encomenda para a novela, tendo como carro-chefe o tema de abertura da novela, "A Xepa", interpretada por Ruy Maurity. Logo depois, somos contemplados com canções como "Pela Luz dos Olhos Teus" num dueto de Tom Jobim e Miúcha (esta mesma versão também esteve na abertura de "Mulheres Apaixonadas"), "Dona Xepa" de Elizeth Cardoso, e o sambista Martinho da Vila, com "Tudo Menos Amor".

Destaco também, "Opus Dois" de Antônio Carlos e Jocafi, e a instrumental "Tema da Vila", interpretada pela Orquestra Som Livre, que sempre apresentava canções nas trilhas dos anos 70.


Pátria Minha Nacional

CLIQUE AQUI para baixar!

Capa: Alice Proença (Cláudia Abreu).

01. A Novidade - Gilberto Gil (tema de Alice) 02. Você - Maria Bethânia (tema de Alice e Rodrigo) 03. Partners - Cássia Eller (tema de Rodrigo) 04. Razão de Viver - Emílio Santhiago (tema de Max e Marininha) 05. Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos - Caetano Veloso (tema de Lídia e Pedro) 06. O Amor Dorme - Paralamas do Sucesso (tema de Nando) 07. Errática - Gal Costa (tema de Natália_ 08. Beatriz - Milton Nascimento (tema de Beatriz) 09. Falando de Amor - Edu Lobo (tema de Teresa) 10. Nada a Perder - Danilo Caymmi (tema de Lídia) 11. Haiti - Caetano e Gil (tema dos núcleo dos pobres) 12. Imagens - Guido Brunini (tema de Cilene) 13. Surf Board - Tom Jobim (tema de locação: Rio de Janeiro) 14. Onde o Azul é Mias Azul - Felicidade Suzy (tema de Pedro) 15. Onde o Azul é Mias Azul - instrumental (tema de abertura)

Apesar de trazer minha musa Cláudia Abreu na capa, esta trilha - pelo menos para mim -, não é das melhores. Aliás, de todas contemporâneas de Gilberto, acho que esta é a mais fraquinha. Mesmo contando com grandes nomes da MPB, esta trilha não me cativa. O que marca mesmo o disco são as marcantes canções "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" de Caetano Veloso que selava o amor interesseiro ente Lídia Laport (Vera Fischer) e Pedro (José Mayer); "Você" com Maria Bethânia, tema dos pombinhos Alice (Cláudia Abreu) e Rodrigo (Fábio Assunção), e também, "Onde o Céu É Mais Azul" que aparece em duas gravações: uma instrumental, que servia como tema de abertura, e a outra interpretada por Felicidade Suzy, que embalava as emoções de Pedro.

É impossível deixar passar em branco a canção "Beatriz", composta por Chico Buarque, e aqui interpretada por Milton Nascimento, e que se adequava aos dramas da personagem homônima, vivida por Carolina Ferraz. Vale destacar ainda: Cássia Eller, com "Partners", tema do protagonista Rodrigo, "O Amor Dorme" dos Paralamas do Sucesso, tema de Nando, interpretado por Rodrigo Santoro (na verdade o personagem era totalmente dispensável, pois nada acrescentava), e também, o tema da mocinha da novela, Alice, a canção "A Novidade" de Gilberto Gil.

0 comentários: