Sessão Nostalgia: TE CONTEI?

Exibida de 06 de Março a 02 de Setembro de 1978, pela Rede Globo, no horário das 19h. Com 151 capítulos.

Novela de Cassiano Gabus Mendes.

Direção de Régis Cardoso.

"Te Contei?" foi a novela de Cassiano Gabus Mendes que sucedeu ao estrondoso sucesso de "Locomotivas". As duas tramas tinham muitos fatores em comum: mesmo autor e diretor, o mesmo horário de exibição, a mesma essência, o mesmo estilo de humor, e até um elenco bem semelhante. Porém, em um dos principais fatores as duas não combinam: "Te Contei?", inexplicavelmente, não fez tanto sucesso como "Locomotivas".

Mônica Ritinha Helena

Mesmo assim, alguns personagens conseguiram se destacar, como a apaixonada Rita, da sempre ótima Elizângela; Jocao iludido Wagner (Reynaldo Gonzaga) e a hilário Edu (Osmar Prado) que ora dava em cima de Ritinha, para logo depois jogar suas garras sobre Alice (Teresinha Sodré), sob os olhares atentos da intrometida Lola (Eva Todor). Aliás, o triângulo amoros principal da novela, formado por Shana (Maria Cláudia), Léo (Luiz Gustavo) e Sabrina (Wanda Stephânia) também merece destaque.

Ainda sobre a personagem de Wanda Stephânia, em "Te Contei?" pela primeira vez na televisão brasileira, o drama das pessoas com cleptomania foi exposto, mesmo que de uma maneira sutil.

Houve um contratempo com a abertura da novela. Originalmente, a abertura apresentava um grupo de telefonistas em ação, como se estivessem passando fofoca. Sem explicação alguma, a Censura vetou a inocente abertura, que foi substituída então por outra, em que uma moça passeava pela movimentada praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, chamando atenção de todos.

Essa moça da abertura de "Te Contei?" se chamava Lenilda Leonardi, que ganhou notoriedade, e começou a colher os louros da fama, aparecendo em diversas revistas, ganhando uma certa projeção nacional, sempre reconhecida como "a moça da abertura da novela!".

As cenas externas foram feitas entre a Barra da Tijuca e a Gávea, no Rio de Janeiro.

Edu Alice Tuta

A novela foi reapresentada entre 11 de maio e 06 de novembro de 1981, na sessão Vale a Pena Ver de Novo.

Sinopse

Sabrina (Wanda Stephânia) é uma jovem de classe média que esconde dois segredos da família. O primeiro é a compulsão a roubar, decorrente da falta de afeto por parte dos pais, Hilda (Rosita Tomaz Lopes) e Fred (Fernando José). Alheios a tudo que não se resume a festas e acontecimentos sociais, o casal ignora que a filha é cleptomaníaca.

Shana Léo Sabrina

LucianaO outro segredo de Sabrina é que ela leva uma vida dupla. Sem que ninguém saiba, aluga um quarto na pensão de Lola (Eva Todor), no subúrbio, fingindo ser uma pessoa modesta que ganha a vida vendendo produtos de beleza. Assim ela divide seu tempo entre a casa dos pais e a pensão.

Lola é uma espanhola que se mete na vida de todos os hóspedes, como Léo (Luiz Gustavo), que se envolve com Sabrina. Apesar de ter ficado cego aos 14 anos, Léo é um rapaz bem humorado que aproveita a vida ao máximo. Ele divide-se entre o amor de Sabrina e Shana (Maria Cláudia), filha de Lola, uma jovem charmosa, de temperamento forte, que luta para progredir na vida.

Rogério Adelita Alex

LolaEra também a história de Luciana (Suzana Vieira), uma moça pobre e misteriosa, também hóspede da pensão. Ela rompe o noivado com Rogério (Mauro Mendonça), um homem rico, para juntar-se ao seu verdadeiro amor, Alex (Denis Carvalho). Porém, descobre que Alex casou-se com outra mulher, Adelita (Ester Góes).

Enquanto encontros e desencontros amorosos se sucedem, vários personagens passam a receber cartas apaixonadas, porém anônimas.

Elenco

Luiz Gustavo/ Maria Cláudia/ Wanda Stephânia/ Suzana Vieira/ Denis Carvalho/ Ester Góes/ Mauro Mendonça/ Ilka Soares/ Maria Della Costa/ Hélio Souto/ Elizângela/ Fausto Rocha/ Kito Junqueira/ Heloísa Milet/ Reynaldo Gonzaga/ Ricardo Blat/ Teresinha Sodré/ Osmar Prado/ Eva Todor/ Célia Biar/ Fernando José/ Rosita Tomaz Lopes/ Norma Geraldy/ Brandão Filho/ Ana Maria Sagres/ Laura Suarez/ Wálter Cruz/ Leina Krespi/ Dinorah Marzullo/ Gláucia Souza/ Luís Carlos Niño/ Chris Couto/ Rapahel Bizarro/ Luís Piccini.

Abertura

0 comentários: