Sessão Nostalgia: PERIGOSAS PERUAS

Exibida de 10 de Fevereiro a 29 de Agosto de 1992, pela Rede Globo, no horário das 19h. Com 173 capítulos.

Novela de Carlos Lombardi. Com a colaboração de Maurício Arruda, e supervisão de texto de Lauro César Muniz.

Direção de Roberto Talma, Jodele Larcher e Flávio Colatrello. Com direção geral de Roberto Talma.

"Perigosas Peruas" seguiu o estilo que Carlos Lombardi já havia apresentado em sua novela anterior, "Bebê a Bordo". Muita ação, história ágil e vivaz e com bastante comédia. Com "Perigosas Peruas" ele marcava de vez, o seu jeito de fazer novelas, com uma comicidade que o diferenciava das tramas de Sílvio de Abreu e de Cassiano Gabus Mendes.

Carlos Lombardi mais uma vez apresentava um texto com tendências folhetinescas, como a espinTucaha dorsal da trama, a história das duas mulheres em que tudo acontecia na vidas delas no mesmo momento. A diferença, é que todas as trama propostas pelo autor, se alternavam com as novidades promovidas pela trama, quase que diariamente - algo que até hoje ele faz. Em alguns momentos pode-se até dizer que Lombardi vacilou, mas mesmo assim "Perigosas Peruas" foi de uma competência ímpar.

Ínumeros foram os destaques da trama: as protagonistas Sílvia Pfeifer - muito criticada por sua estréia em "Meu Bem Meu Mal" - e Vera Fischer conseguiram se adequar bem ao humor de Carlos Lombardi, e estiveram ótimas na pele de Leda e Cidinha, respectivamente. A então menina Natália Lage, já mostrava que seu caminho era mesmo o da tv, nas pele da problemática Tuca. O casal Téio e Téia, formado por Rômulo Arantes e Bianca Byngton também caíram no gosto do público, assim como o malandro Belo, em mais um dos hilários papéis de Mário Gomes na tv, talvez o seu último grande papel nesse veículo.

Cidinha

A italiana Dona Gema, no início da parceria de Nair Bello com Lombardi - onde ela sempre interpretaria uma mãe italiana - também caiu na graça do público, assim como a organização comandanda pelos Torremolinos, que dividiDiana, Hector, Belo, D. Franco e Cervantesa a atenção dos telescpetadores com o inesquecível trio de protagonistas, e que comandavam toda a ação da trama. Outra carcaterística que se tornaria marcante na carreira de Lombardi foram as participações especiais, e em "Perigosas Peruas" ele não falhou, teve de Raul Cortez como uma cartomante, a Isabela Garcia como uma prostituta.

Vera Fischer, a estrela de "Perigosas Peruas", vivia o auge de sua carreira - depois viria a tempestade! A novela contou ainda com a participação do famoso novelista já citado aqui, Cassiano Gabus Mendes, na pele do mafioso Dr. Franco Torremolinos, o mafioso que comandava toda a organização criminosa. Seria a última participação de Cassiano - que já foi ator - em novelas. Ele morreria no ano seguinte, cerca de um mês antes do último capítulo de sua novela "O Mapa da Mina" ser exibido. Segundo o autor, a família Torremolinos é uma alusão à família de mafiosos de O Poderoso Chefão, clássico filme de FranGemacis Ford Coppola.

A abertura de "Perigosas Peruas" foi um show a parte! Miguel Paiva, cartunista de ilustrações de sucesso como Gatão de Meia-Idade e Radical Chick, foi o responsável pelas mais de 400 ilustrações que marcava a abertura da novela, numa animação de 70 segundos. A música, homônima à novela, que se tornou um a marca registrada da trama de Carlos Lombardi, era cantada pelas Frenéticas, e foi escrita por cinco pessoas, estando entre elas o então vice-presidente das oeprações da Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Ele também já havia participado da composição do tema de abertura de "Que Rei Sou Eu?", a canção "Rap do Rei", do grupo Luni.

Sinopse

Belo e LedaCidinha (Vera Fischer) e Leda (Sílvia Pfeifer) são amigas desde infância - nasceram no mesmo dia e horário e no mesmo hospital. Mais tarde, na faculdade, vão disputar o amor do mesmo homem, Belo (Mário Gomes), que engravida as duas. Cidinha leva a melhor casando-se com ele. A toada das coincidências reunindo as duas amigas continua quando elas têm os bebês também no mesmo dia, horário e hospital. Duas meninas. A de Cidinha morre e a de Leda vive. Belo troca as crianças e perde Leda de vista, que se transforma numa importante jornalista internacional.

As duas amigas acabam por seguir caminhos opostos. Cidinha vira uma dona de casa que jamais pensou em trabalhar fora. Leda é uma profissional bem sucedida que tem aversão ao casamento e filhos. Embora satisfeitas com a opção que fizeram, de certa fiorma, uma sente inveja da outra.

Anos mais tarde as amigas se reencontram e a disputa pelo mesmo homem reacende velhas rivalidades. Mais ainda quando Tuca (Natália Lage), a filha de Belo e Leda, criada por Cidinha, descobre que foi trocada na maternidIrving São Paulo na época de "Sexo dos Anjos", com Mario Gomes e Bianca Byngtonade.

Paralelo a esse drama estava a delegacia comandada pelo corrupto delegado Venâncio (Flávio Migliaccio), onde atuam os policiais Paulinho Pamonha (Tato Gabus), Téio (Rômulo Arantes), Giovanni (Gerson Brenner), Johann (Irwing São Paulo), Romano (Alberto Baruque) e Joana (Fabiana Scaranzi). O principal desafio da equipe: desbaratar a organização de contrabando comandada pelos poderosos primos Franco (Cassiano Gabus Mendes) e Branco Torremolinos (José Lewgoy), para quem trabalha Belo.

Elenco

Vera Fischer/ Sílvia Pfeifer/ Mário Gomes/ Alexandre Frota/ Guilherme Karan/ Beth Goulart/ John Herbert/ Cláudia Lyra/ José Lewgoy/ Cassiano Gabus Mendes/ Natália Lage/ Nair Bello/ Flávio Migliaccio/ Nicette Bruno/ Tato Gabus/ Françoise Forton/ Rômulo Arantes/ Bianca Byngton/ Irwing São Paulo/ Gerson Brenner/ Alberto Baruque/ Fabiana Scaranzi/ Felipe Martins/ Sílvia Buarque/ Ana Paulo Bouzas/ Rosita Tomaz Lopes/ Cissa Guimarães/ Carlos Kroeber/ Leina Krespi/ Victor Branco/ Ivan Cândido/ Inês Galvão/ Flávio Colatrello/ Guilherme Leme/ Luis Magnelli/ Adriana Tausz/ Demian Temponi/ Viviane Novaes/ Márcia Dornelles/ Ilya São Paulo/ Igor Logulho/ Gibran Chalita/ Hilton Cobra/ Chaguinha/ Fernanda Muniz/ Victor Hugo/ Tatianne Goulart/ Tatiana Toffoli/ João Phelipe/ André Filippi/ Nicole Puzzi/ Cleyde Blota/ Raul Cortez/ Isabela Garcia/ Bia Seidl/ Iara Jamra/ Cininha de Paula/ Cristina Pereira/ Carlos Gregório/ Ernani Moraes/ Carlos Takeshi/ João Vitti/ Norton Nascimento.

Abertura

0 comentários: