Sessão Nostalgia: ÁGUA VIVA

Exibida de 05 de Fevereiro a 11 de Agosto de 1980, pela Rede Globo no hórário da 21 horas.

Com 159 capítulos. Novela de Gilberto Braga, com a colaboração de Manoel Carlos.

Direção de Paulo Ubiratan e Roberto Talma. Com Direção Geral de Roberto Talma.

Este trabalho de Gilberto Braga, se seguiu ao sucesso de "Dancin' Days", mostrando a vida da classe rica á beira-mar. Foi uma novela de charme e envolvimento que segurou o telespectador do primeiro ao úBruno e Sandraltimo capítulo.

A tentativa de ascenção de Lígia (Betty Faria), a decadência da aristocrática Lourdes Mesquita (Beatriz Segall), a excentricidade da milionária Stella Simpson (Tônia Carrero), a dura luta de Edir (Cláudio Cavalcante) e Márcia (Natália do Vale), e a história de amor entre Marcos (Fábio Jr.) e Janete (Lucélia Santos), conseguiram criar o clima exato para atrair a atenção do telespectador.

Gilberto homenageava sua amgiga e mestra, Janete Clair, ao batizar a personagem de Lucélia Santos com o seu nome. A partir do capítulo 57, Gilberto Braga, a pedido seu, contou com a colaboração de Manoel Carlos.

Tônia Carrero, apesar de considerar Stella Simpson seu melhor papel na televisão, perdeu o papel de vilã numa novela de Gilberto Braga. Ela estava escalada para viver Lourdes Mesquita, porém, Boni ao ver alguns capítulos já gravados, achou que Stella Simpson, precisa de mais charme e requinte, que só Tônia seria capaz de dar. Não seria a única veStella Simpsonz que Tônia perderia uma vilã numa novela de Gilberto, o mesmo aconteceu no no folhetim posterior do autor, "Louco Amor", na qual estava escalada para viver a megera Renata Dumont, papel que acabou perdendo para Tereza Rachel, que transformou a personagem num grande sucesso. Quanto a Beatriz Segall, finalmente conseguiu exercer o papel de uma grande vilã numa novela de Gilberto, após ter morrido em "Dancin' Days". O sucesso foi tanto, que anos ela viria a aparecer no útlimo capítulo de "Louco Amor" e ser lembrada por Odete Roitman em "Vale Tudo".

Uma situação no mínimo curiosa, foi a qual passaram as atrizes Glória Pires, Maria Padilha, Tônia Carrero e Maria Zilda. Escaladas para uma externa, na qual simulariam top less, em plena areia da praia no posto 9, de Ipanema, as atrizes foram expulsas por curiosos que assistiam à cena, sendo repreendidas e agredidas com latas e a areia, fazendo com que a cena tivesse que ser gravada em São Conrado. Outro que passou por uma situação sinistra, foi, Kadu Moliterno, que junto a um cinegrafista da novela, teve que nadar para fugir de um tubarão.

Esta novela, marcou a vida de Gilberto Braga e Leonor Bassères, pois duas semanas ante do término da novela, Leonor, baseou-se nas laudas escritas por Gilberto Braga para a novela, para lançar o livro homJanete e Marcos, Márcia e Edirônimo, Água Viva, que se tornou um estrondoso sucesso. Estava lançada então a parceria de Gilberto Braga com sua mais nova colaboradora, com quem viria a escrever sucessos como "Louco Amor", "Vale Tudo", "Anos Rebeldes" e "Celebridade". Esta última, aliás, reeditou uma cena marcante de "Água Viva". Trata-se da cena em que Maria Clara Diniz, dá uma surra em Laura, tal como ocorreu na cena em que Lígia, se fecha com Selma (Tamara Taxman), num banheiro e lhe dá uma valente surra, que a deixa sangrando.

Como já é peculiar nas tramas de Gilberto, o crime misterioso também ocorreu aqui. A vítima Miguel Fragonard, foi morta por Kléber (José Lewgoy), que no passado havia sido seu tutor e de Nélson (Reginaldo Faria). O motivo: Miguel descobriu que Kléber estava envolvido nas perdas dos bens de Nélson. O assassino, assim que descoberto, passou seus dias na cadeia, escrevendo suas memórias.

Foi a primeira novela de Maria Padilha, e a estréia de Raul Cortez na Globo.

Sinopse

Nelson e Maria HelenaA trama gira em torno de Maria Helena (Isabela Garcia), uma pequena orfã que ligará todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida de orfanato, ela senté-se insegura e amedrontada. É um mundo novo, completamente desconhecido, que a espera. A única amiga é Suely (Ângela Leal), assistente social, que descobre o seu pai, Nélson (Reginaldo Faria), irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard (raul Cortez).

Entretando desenrola-se o drama de Lígia (Betty Faria), mulher rica e interesseira, casada com o banqueiro Heitor (Carlos Eduardo Dolabella), homem apaixonado pela pesca em alto-mar e amigo de Nélson. Lígia passa por um período de crise com o marido e apaixona-se por Nélson, o oposto do tipo de homem que sempre procurou. É amor à primeira vista. Ela não sabe quem ele é, mas encanta-se com sua aparência de homem rico. Este por sua vez, oculta sua real condição financeira.

Miguel, sem saber da ligação desta com seu irmão, também se apaixona por Lígia. E aí começa uma enorme disputa entre os dois. Nesse momento, a orfã volta a entrar em cena, já que Lígia descobre que a garota é filha de Nélson e resolve adotá-la sem ele saber.

Elenco

Reginaldo Faria/ Betty Faria/ Raul Cortez/ Tônia Carrero/ Lucélia Santos/ Fábio Jr./ Beatriz Segall/ Cláudio Cavalcante/ Natália do Vale/ Isabela Garcia/ Ângela Leal/ Glória Pires/ Kadu Moliterno/ José Lewgoy/ Arlete Salles/ Carlos Eduardo Dolabella/ Tamara Taxman/ Eloísa Mafalda/ Mauro Mendonça/ Aracy Cardoso/ Fernando Eiras/ Jorge Fernando/ Maria Padilha/ Jaqueline Lawrence/ Teresinha Sodré/ Edson Silva/ Ilva Niño/ Ivan Cândido/ Licia Magna/ Clementino Kelé/ Maria Helena Dias/ Maria Helena Pader/ Maria Zilda/ Isis Koschdoski/ Ticiana Studart/ José Carlos Sanches/ Francisco Dantas/ Dary Reis/ Cleide Blota/ Hemílcio Fróes/ John Herbert/ Danton Jardim/ Becky Kablin/ Érica Kupper/ Ricardo Petráglia/ Ênio Santos/ Ivan Mesquita/ Orion Ximenes/ Jardel Mello/ Tony Ferreira/ Walesca Souto Maior/ Giovanni Magdalena/ Milton Moraes/ Tetê Medina/ Henriette Morrineau

Abertura

0 comentários: