Sessão Nostalgia: BARRIGA DE ALUGUEL

Exibida de 20 de Agosto de 1990 a 1° de Junho de 1991, pela Rede Globo, no horário das 19 horas. Com 243 capítulos.

Novela de Glória Perez.

Direção de Wolf Maya, Ignácio de Coqueiro e Sílvio de Francisco. Com direção geral de Wolf Maya.

Glória Perez aguardou cinco anos para poder colocar sua história no ar. Ao manipular as emoções e conduzir a trama sem jamais deixar cair o interesse, mesmo quando a novela recebeu ordem de espichamento, a autora porpôs uma discussão científica e apresentou um excelente filão dramático. Afinal o público passou a discutir o direito das duas mães e opinar sobre quem deveria ficar com o bebê no final. A novela consagrou a jovem atriz Cláudia Abreu. O drama de seu personagem, Clara, era composto por uma gravidez conturbada, vários desencontros amorosos e o apego pela criança gerada em sua barriga.

O único senão: o horário em que a novela foi veiculada. Tal tema, aliado à qualidade do texto, teria reunido o país as oito da noite ao redor de uma polêmica dramática e científica.

Depois do nascimento da criança, Ana (Cássia Kiss) e Clara (Cláudia Abreu) disputam a maternidade, e a questão é levada aos tribunais. Para estabeler a decisão final sobre quem tem o direito de ficar com a criança, Glória Perez recorreu à assessoria de três juízes, e pediu-lhes que deixassem uma brecha nas sentenças para justificar, o roteiro, o encaminhamento do processo em três instâncias da Justiça. Na primeira instância, Clara ganha a guarda do bebê. No entanto, Ana recorre, e o Superior Tribunal de Justiça reconhece que ela é a mãe biológica da criança. Marca-se um terceiro julgamento, porém a novela termina antes, deixando o telespectador sem a resposta. Na cena final, as duas mães estão de mãos dadas com o filho, decididas a encontrar uma solução para a situação, independente da decisão final da Justiça.

Com 243 capítulos, "Barriga de Aluguel" foi a segunda mais longa novela produzida pela Rede Globo - a primeira foi "Irmãos Coragem" de 1970, com 328 capítulos. Destaque para a bela abertura da novela produzida pela equipe de Hans Donner - ao som da melosa e inesquecível Aguenta Coração, interpretada pelo cantor José Augusto. Glória Perez reviveu os personagens Dr. Molina (Mário Lago) e Miss Brown (Beatriz Segall) em sua outra novela, a também bem sucedida "O Clone", em 2001. Desta vez os médicos entraram em cena para participar de uma discussão ética e científica sobre a clonagem humana. Destaque para Eri Johnson, como Lulu, o confidente de Clara.

Ana Zeca Clara João

Primeira novela na Globo dos atores Victor Fasano, Jairo Mattos, Tereza Seiblitz, Daniela Perez (a filha da auotra Glória Perez) e da menina Alessandra Aguiar. A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, entre 05 de junho e 05 de novembro de 1993.

Sinopse

Ana, Clara e o bebê

Ana e Zeca formam um casal bem sucedido, que ostenta uma vida tranqüila e organizada, vivendo inclusive das glórias de Ana, uma famosa jogadora de vôlei. Mas para completar a felicidade dos dois, falta um filho, que o casal é impossibilitado de ter. Oferecem então uma pequena fortuna para a mulher que alugue a barriga para que o filho seja gerado. A mãe de aluguel é Clara, uma jovem que vive em dificuldades constantes, financeira e emocionalmente. Clara esconde de todos sua decisão de alugar a barriga: do pai Ezequiel, um fanático religioso; e do namorado, o caminhoneiro João, completamente apaixonado pela moça. A gravidez de Clara é motivo para que sua vida mude drasticamente. Expulsa de casa pelo pai, vai morar com Yara, uma ex-prostituta, e rompe o namoro com João. Mesmo ainda amando Clara, João se une à Ritinha, a melhor amiga de Clara.

As coisas se complicam à medida que a gravidez de Clara avança. Ana sabe que terá um filho com seus tarços genéticos, mas não sente seu corpo se transformando, não vive a sensação de maternidade. Com Clara ocorre o oposto, pois como espera um filho que não é seu, vive o conflito de ter que se distanciar emocionalmente da criança que cresce dentro dela. Enquanto isso, Zeca desenvolve fantasias a respeito de Clara, e acaba tendo um envolvimento com ela. No hospital, a gravidez da moça é acompanhada de perto por Miss Penélope Brown, uma pesquisadora científica de idéias inovadoras, que contrastam com a linha tradicional do Dr. Molina, seu velho amigo. O Dr. Molina protege o jovem médico Tadeu, que namora Laura, filha de um de seus maiores opositores no hospital, o Dr. Álvaro Barone, um médico inescrupuloso casado com Aída, uma mulher que sofre calada com as infidelidades do marido. Mas Aída se apaixona por Tadeu, e passa a disputá-lo com a filha, Laura.

Elenco

Cláudia Abreu/ Cássia Kiss/ Victor Fasano/ Humberto Martins/ Jairo Mattos/ Mário Lago/ Beatriz Segall/ Renée de Vielmond/ Adriano Reys/ Leonardo Vilalr/ Lúcia Alves/ Wolf Maya/ Denise Fraga/ Lady Francisco/ Nicole Puzzy/ Tereza Seiblitz/ Eri Johnson/ Sura Berditchewski/ Sônia Guedes/ Vera Holtz/ Tácito Rocha/ Victor Branco/ Francisco Millani/ Anilza Leoni/ Regina Restelli/ Daniela Perez/ Marianne Egbert/ Vanessa Barum/ Paulo César Grande/ Carla Daniel/ Marcelo Saback/ Carlos Kroëber/ Ilka Soares/ Alessandra Aguiar/ Emiliano Queiróz/ Vânia de Brito/ Mary Daniel/ Renato Rebello/ Caio Junqueira/ Cynthia Maranhão/ Paulo Leite/ Chico Tenreiro/ Darcy de Souza/ Pedro Bellini/ Leonardo Serrano/ Duda Ribeiro/ Khristel Bianco/ Jonas Mello/ Cacá Silva/ Cristina Bittencourt/ Ricardo Câmara/ Paula Burlamaqui/ Tetê Vasconcellos/ Vera Paixe/ Mara Sandes/ Fernanda Ferraz/ Rosana Fraga/ Antônio Viana/ Júlia Miranda/ Rosimar de Mello/ Vanda Alvez/ Dayse Tenório

Abertura

0 comentários: